AtaNews Publicidade 728x90
26/02/2024 às 15h51min - Atualizada em 26/02/2024 às 15h51min

Cadela e sete filhotes ficam presos por seis dias em buraco que ela cavou para dar à luz

G1
Divulgação/Aipa
Uma cadela ficou presa em um buraco que ela mesma cavou para dar à luz sete filhotes em Itanhaém, no litoral de São Paulo. As imagens mostram o resgate dos animais, que passaram seis dias sem conseguir sair do local. Eles não ficaram feridos.

O protetor de animais, Anselmo Beato, explicou à reportagem que uma pessoa — não identificada — acionou a Associação Itanhaense de Proteção aos Animais (Aipa), na qual ele é vice-presidente. Segundo o relato, uma cadela em situação de rua estava em trabalho de parto na calçada da Praia do Centro.

A cena atraiu uma multidão ao redor do animal que, para se proteger, enfiou-se em um área de mata e cavou um buraco para dar à luz. “Era uma condição muito precária, o animal totalmente magro. Você via que ele não vinha comendo, mas estava tendo seus filhotes”, afirmou Anselmo.

De acordo com o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, da prefeitura, o buraco colocava a cadela e os filhotes em ainda mais risco de morte por outros fatores. Entre eles, picadas de animais peçonhentos e silvestres, pessoas má intencionadas, afogamento devido à chuva forte e maré alta.

Apesar de ser à beira-mar, o local era de difícil acesso. O buraco estava coberto por vegetação e a cadela estava agressiva com o intuito de proteger os filhotes — um comportamento normal das fêmeas após darem à luz.

A associação e a prefeitura monitoraram os animais e levaram água e ração em uma ‘casinha’ de cachorro durante os seis dias em que ficaram presos. Para o resgate, na última sexta-feira (23), o Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para tirar a cadela e os filhotes com segurança.

A cadela e os sete filhotes estão abrigados na casa de Anselmo até que estejam prontos para a adoção. “A cadela está sendo alimentada corretamente, com água limpa, lugar coberto e fresco para ter os filhotes”, finalizou ele.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »