AtaNews Publicidade 728x90
26/02/2024 às 08h33min - Atualizada em 26/02/2024 às 08h33min

Agricultura terá cursos gratuitos para produtores em março

Andradina/SP

Prefeitura Municipal Andradina
A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente Produção e Agricultura Familiar do Governo de Andradina está com uma bateria de cursos para o mês de março, m parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Todos eles acontecerão com o objetivo de orientar e incentivar os produtores a se unirem nos momentos de compra e venda, além de orientá-los sobre as formas de organização de grupos para facilitar o acesso aos mercados, principalmente em relação a programas do Governo.

Conforme a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Leila Rodrigues, "estes cursos, que mostram a importância do associativismo e do cooperativismo de modo a obterem sucesso na comercialização de seus produtos diferenciados".

O curso "Exigências legais para a formalização e comercialização", de 18 e 19 de março, busca orientar produtores rurais sobre a formalização da propriedade e do produto, agregando valor na comercialização. Contempla as vantagens dessa formalização, do acesso ao mercado com a legalização, procedimentos para formalização, requisitos mínimos de produção para comercialização (produção, embalagens, rotulagem, armazenamento e transporte), além da necessidade de registro do produto e linhas de crédito disponíveis.

O curso, sobre "Como vender para o Governo", de 20 e 21 de março, apresentará ao produtor rural as principais formas de compras governamentais e orientará sobre os procedimentos para sua participação. Apresentará as compras governamentais como políticas públicas de apoio à agricultura familiar e as formas de compras (venda direta, modalidades de licitação, participação em processos licitatórios, principais documentos exigidos), as principais políticas de compras governamentais, dentre elas, o Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS) e o Programa Municipal da Agricultura de Interesse Social (PMAIS) e alguns pontos críticos na comercialização com o governo, como quantificação e sazonalidade da produção, capital de giro, precisão dos custos e requisitos de qualidade.

O curso sobre "Organização de vendas conjuntas", de 27 a 28 de março, irá abordar cenário e tendências de acesso ao mercado, globalização, aumento do consumo de alimentos, comportamento do consumidor, programas de Políticas Públicas para aquisição diretamente do produtor, programas de empresas privadas, organização de produtores rurais para o acesso ao mercado cada vez mais exigente, conhecimento da cadeia produtiva, da sua visão sistêmica e dos aspectos importantes na participação de um grupo, formas, processos e constituição de organização em grupo – formal e informal, legalização e registros, e casos de sucesso de grupos organizados.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »