AtaNews Publicidade 728x90
26/02/2024 às 08h30min - Atualizada em 26/02/2024 às 08h30min

Santa Casa de Araçatuba recebe presidente da Fehosp e representantes de 12 hospitais

Araçatuba/SP

Roselana Aguiar
Santa Casa Araçatuba
Referência na região do Oeste Paulista, a Santa Casa de Araçatuba recebeu na manhã desta sexta-feira (23/02) o diretor-presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), Edson Rogatti, e representantes de 12 hospitais filantrópicos da região.

O encontro teve como objetivo afunilar relações e ideias para unir cada vez mais as instituições da região em busca de uma melhoria contínua do atendimento à população. Inclusive, foi discutida a criação de uma regional da Fehosp em Araçatuba, o que estabeleceria uma coordenadoria para concentrar ações para trazer mais recursos. Os benefícios dos ajustes na Tabela SUS Paulista, que deve ajudar o fluxo de caixa das instituições do Oeste Paulista, também foi tema do encontro.

O evento foi aberto pelo provedor da Santa Casa de Araçatuba, Petrônio Pereira Lima, que agradeceu a disponibilidade e interesse de todos os presentes na reunião. Ele avaliou o encontro como “muito produtivo”. “Uma presença maciça dos hospitais da região nos deu representatividade para mostrarmos a necessidade de ter uma representação da Fehosp na região", ressaltou o provedor.

Diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti afirmou que o encontro foi uma das melhores reuniões que ele já participou no interior. “Quase todas as Santas Casas presentes. Muitas dúvidas, perguntas e respostas. Essa união que houve aqui hoje é muito importante. A união em torno da Santa Casa de Araçatuba vai resultar em melhorias para todos os hospitais, todas as cidades e todos os moradores”, disse.

Agora, a Fehosp vai estudar a proposta da criação de uma regional, o que deve trazer ainda mais benefícios para os hospitais filantrópicos da região. De acordo com o provedor da Santa Casa de Araçatuba, a reunião também mostrou que a saúde precisa de um olhar diferente, porque existem problemas que precisam de uma atenção especial dos municípios, do estado e do governo federal, principalmente em relação aos recursos para as Santas Casas. “É a busca de uma solução conjunta para a nossa região”, frisou Petrônio.

Além da Fehosp e da Santa Casa de Araçatuba, participaram do encontro representantes dos seguintes hospitais: Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, Associação das Senhoras Cristãs Hospital Benedita Fernandes, Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Andradina, Santa Casa de Misericórdia de Auriflama, Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Birigui, Santa Casa de Misericórdia São Francisco Buritama, Hospital e Maternidade José Fortuna, Associação Hospitalar de Clementina, Santa Casa de Misericórdia de Guararapes, Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Penápolis, Hospital Espírita João Marchesi e Santa Casa de Valparaiso.

A reunião também contou com a presença do vereador Mauricio Bem Estar que integra a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Araçatuba ;e diretores da Santa Casa de Araçatuba:  José Wagner Trivelatto (vice-provedor),  Antônio Carlos Mullon ( tesoureiro), José Vitoriano de Andrade Filho (secretário), Nelson Gratão ( procurador jurídico) e Clemente Cavassana ( presidente do Conselho Administrativo)

 

Confira outras declarações dos participantes da reunião:

“Uma reunião muito importante para todos os hospitais filantrópicos da nossa região, porque aproxima a Federação dos hospitais. A Federação dá o suporte que os hospitais precisam. As Santas Casas têm as dificuldades do dia a dia e só com essa união é que a gente vai conseguir melhorias.”

Alex Brasileiro Cardoso Pereira, interventor da Santa Casa de Birigui

“Uma ótima reunião para a gente debater melhorias para os hospitais filantrópicos da região. As Santas Casas estão precisando deste apoio e o presidente da Fehosp trouxe boas notícias para nós.”

Dr. Rafael Pugliese, diretor técnico da Santa Casa de Andradina

"A reunião de hoje foi muito produtiva e esclarecedora. Tiramos diversas dúvidas e ouvimos alternativas que vão ajudar nos problemas que estamos enfrentando nas Santas Casas. Gostaria que todos os meses pudéssemos nos encontrar.”

Jane Aparecida de Oliveira, provedora da Santa Casa de Guararapes

"Reunião importantíssima. Esperamos esse entrosamento entre os hospitais filantrópicos para demonstrar a nossa força e trazer cada vez mais recursos para nossa região.”

César Américo do Nascimento, vice-presidente da Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates - Araçatuba

“Esse tipo de reunião é muito importante porque os representantes dos hospitais filantrópicos trazem os problemas e a gente consegue canalizar em um grupo para ter mais oportunidades de resolução. Os problemas na saúde precisam ser analisados com carinho e com maior prioridade de todos os gestores.”

Deocleciano Borela, chefe de gabinete da Prefeitura de Araçatuba

“Essa reunião foi um momento especial. Nós viemos aqui para aprender com a Fehosp e buscar melhorias na saúde da nossa região, que é uma região muito forte. Não dá para fazer saúde sem dinheiro novo e o governo do Estado mostra muita disposição em nos ajudar. Dinheiro é essencial para reestruturar as Santas Casas.”

Alex Arruda, prefeito de Guararapes

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »