AtaNews Publicidade 728x90
17/02/2024 às 08h06min - Atualizada em 17/02/2024 às 08h06min

Registro raro: onça-preta é avistada em fazenda de Jaboticatubas (MG) em busca de alimento

O Globo
Uma onça-preta foi vista nas redondezas de uma fazenda em Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no domingo passado. O vídeo do animal foi feito por Pablo Henrique Almeida de Lima, que estava a caminho do pasto para cuidar dos bois quando percebeu a presença da onça. Ele enviou o registro para a Itatiaia.

De acordo com Pablo, ele já havia se deparado com rastros da onça anteriormente, mas ainda não a tinha visto. O felino parece frequentar a área da fazenda e teria se alimentado de alguns animais.

“Sai cedo para tocar as vacas e vi ela descendo. Sempre via os rastros dela, mas nunca havia visto. Já tem bastante tempo que esse animal está por aqui. Ela comeu galinhas e tem o rastro dela dentro do galinheiro”, contou Pablo em entrevista ao portal RM Notícias.

As onças-pretas são semelhantes em porte e tamanho às pintadas, o que as diferencia é realmente apenas uma condição de DNA que altera a pigmentação do corpo. O animal é ameaçado de extinção no Brasil e esse, em especial, não apresenta ameaça aos moradores próximos do local, segundo a Polícia Militar do Meio Ambiente de MG e o Ibama.

Ainda de acordo com os especialistas, e segundo a Itatiaia, apenas pela filmagem não é possível ter absoluta certeza de que se trata de uma onça-preta. O animal poderia ser uma espécie de gato-mourisco, outro felino típico da região e raro, que faz parte da família das pumas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »