AtaNews Publicidade 728x90
16/02/2024 às 15h40min - Atualizada em 17/02/2024 às 07h09min

GPU NVIDIA RTX 2000 Ada Generation traz desempenho e versatilidade para a próxima era de design e visualização acelerados por IA

A mais recente tecnologia RTX oferece um pacote econômico para designers, desenvolvedores, engenheiros e aplicações incorporadas e de borda

Larissa Nato
https://www.nvidia.com/pt-br/
Sim
A IA generativa está impulsionando mudanças em todos os setores — e, para aproveitar seus benefícios, as empresas devem selecionar o hardware certo para alimentar seus fluxos de trabalho. A nova GPU NVIDIA RTX 2000 Ada Generation fornece a mais recente tecnologia de IA, gráficos e computação para estações de trabalho compactas, oferecendo até 1,5x o desempenho da geração anterior RTX A2000 12GB em fluxos de trabalho profissionais.

Desde a criação de ambientes 3D impressionantes até a simplificação de revisões de design complexas e o refinamento de designs industriais, os recursos da placa abrem caminho para um futuro acelerado por IA, capacitando os profissionais a fazer mais sem comprometer o desempenho ou os recursos.

Os fluxos de trabalho modernos com várias aplicações, como ferramentas alimentadas por IA, configurações com vários monitores e conteúdo de alta resolução, exigem muito da memória da GPU. Com 16 GB de memória na RTX 2000 Ada, os profissionais podem aproveitar as mais recentes tecnologias e ferramentas para trabalhar mais rápido e melhor com seus dados.

Equipada com a tecnologia NVIDIA RTX, a nova GPU oferece um realismo impressionante em gráficos com o NVIDIA DLSS, fornecendo imagens com traçado de raio fotorrealistas e de altíssima qualidade, três vezes mais rápido do que antes. Além disso, a RTX 2000 Ada permite uma experiência imersiva para fluxos de trabalho de realidade virtual corporativos, como para design de produtos e revisões de design de engenharia.
Com sua combinação de desempenho, versatilidade e recursos de IA, a RTX 2000 Ada ajuda os profissionais de todos os setores a obter eficiência.

Arquitetos e planejadores urbanos podem usá-la para acelerar os fluxos de trabalho de visualização e a análise estrutural, aumentando a precisão do projeto. Os designers e engenheiros de produtos que usam PCs industriais podem interagir rapidamente nos designs de produtos com renderização rápida e fotorrealista e design generativo com tecnologia de IA. Os criadores de conteúdo podem editar vídeos e imagens de alta resolução com perfeição e usar a IA para obter efeitos visuais realistas e assistência na criação de conteúdo.

Em aplicações vitais incorporadas e computação de borda, a RTX 2000 Ada pode potencializar o processamento de dados em tempo real para dispositivos médicos, otimizar os processos de fabricação com manutenção preditiva e permitir inteligência orientada por IA em ambientes de varejo.

"A nova GPU NVIDIA RTX 2000 Ada Generation possibilitará uma experiência mais imersiva e ágil, para que engenheiros e designers possam acelerar cada vez mais os seus fluxos de trabalho. Com potência e desempenho melhor que a geração anterior, a GPU fornecerá a mais recente tecnologia de IA para diversos setores", destaca Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Expandindo o alcance da NVIDIA RTX

Entre os primeiros a aproveitar a potência e o desempenho da RTX 2000 Ada estão a Dassault Systèmes para suas aplicações SOLIDWORKS, a Rob Wolkers Design and Engineering e a WSP.

"A nova GPU RTX 2000 Ada Generation apresenta recursos impressionantes em comparação com as gerações anteriores, com um design compacto que oferece desempenho e versatilidade excepcionais", afirma Mark Kauffman, vice-presidente assistente e líder técnico da WSP. "Seus 16 GB de RAM são um divisor de águas, permitindo o carregamento suave de conteúdo com muitos recursos, e sua capacidade de executar aplicações como Autodesk 3ds Max, Adobe After Effects e Unreal Engine, além de suportar path tracing, expande minhas possibilidades criativas."

"A nova NVIDIA RTX 2000 Ada - com sua arquitetura de última geração de maior eficiência, baixo consumo de energia e grande buffer de quadros - beneficiará os usuários do SOLIDWORKS", ressalta Olivier Zegdoun, diretor de pesquisa e desenvolvimento de aplicações gráficas para SOLIDWORKS na Dassault Systèmes. "Ele oferece excelente desempenho para que designers e engenheiros acelerem o desenvolvimento de experiências inovadoras de produtos com fidelidade total ao modelo, mesmo com conjuntos de dados maiores."

"Os fluxos de trabalho de design e visualização atuais exigem computação e potência mais avançadas", pontua Rob Wolkers, proprietário e engenheiro de design industrial sênior da Rob Wolkers Design and Engineering. "Equipada com arquitetura de última geração e um grande buffer de quadros, a GPU RTX 2000 Ada Generation melhora a produtividade em meus fluxos de trabalho diários de design industrial e engenharia, permitindo que eu trabalhe com grandes conjuntos de dados com total fidelidade e gere renderizações com mais cenários de iluminação e reflexão três vezes mais rápido."

Elevando os fluxos de trabalho com a tecnologia RTX de última geração

A NVIDIA RTX 2000 Ada apresenta as mais recentes tecnologias da arquitetura de GPU NVIDIA Ada Lovelace, incluindo:
  • Núcleos RT de terceira geração: Desempenho de ray-tracing até 1,7 vezes mais rápido para renderização fotorrealista de alta fidelidade.
  • Núcleos de Tensor de quarta geração: Até 1,8 vezes a taxa de transferência de IA em relação à geração anterior, com esparsidade estruturada e precisão FP8 para permitir maior desempenho de inferência para ferramentas e aplicações acelerados por IA.
  • Núcleos CUDA: Até 1,5x a taxa de transferência FP32 da geração anterior para melhorias significativas de desempenho em gráficos e cargas de trabalho de computação.
  • Eficiência energética: Aumento de até 2x no desempenho de gráficos profissionais, renderização, IA e cargas de trabalho de computação, tudo com os mesmos 70W de potência da geração anterior.
  • Fluxos de trabalho imersivos: Até 3 vezes mais desempenho para fluxos de trabalho de realidade virtual do que a geração anterior.
  • 16 GB de memória de GPU: Uma tela expandida permite que os usuários lidem com projetos maiores, juntamente com suporte para memória de código de correção de erros para oferecer maior precisão e confiabilidade de computação para aplicações de missão crítica.
  • DLSS 3: oferece uma inovação em gráficos com tecnologia de IA, aumentando significativamente o desempenho ao gerar quadros adicionais de alta qualidade.
  • Codificador AV1: O codificador NVIDIA de oitava geração, também conhecido como NVENC, com suporte a AV1, é 40% mais eficiente do que o H.264, permitindo novas possibilidades para emissoras, streamers e chamadas de vídeo.
Driver NVIDIA RTX Enterprise oferece novos recursos e adiciona suporte para RTX 2000 Ada

O driver RTX Enterprise mais recente, disponível para download, inclui uma série de recursos que aprimoram os fluxos de trabalho gráficos, além de suporte para a RTX 2000 Ada.

O recurso de mapeamento de tons de faixa dinâmica padrão para faixa dinâmica alta, baseado em IA, chamado Video TrueHDR, expande a faixa de cores e os níveis de brilho ao exibir conteúdo nos navegadores Chrome ou Edge. Com o suporte adicional para Video Super Resolution e TrueHDR no kit de desenvolvimento de software NVIDIA NGX, a qualidade de vídeo de fontes de baixa resolução pode ser aprimorada e o conteúdo SDR pode ser facilmente convertido em HDR.

Os recursos adicionais dessa versão incluem:
  • TensorRT-LLM, uma biblioteca de código aberto que otimiza e acelera o desempenho da inferência para os mais recentes grandes modelos de linguagem (LLM) em GPUs NVIDIA.
  • Melhoria da qualidade de vídeo e eficiência de codificação aprimorada para codecs de vídeo por meio de técnicas de expansão de profundidade de bits e novo quadro B de baixo atraso.
  • Capacidade de descarregar o trabalho da CPU para a GPU com a API NVIDIA de extensão indireta de execução para acelerar a conclusão da tarefa.
  • Capacidade de exibir o número de série da GPU no Painel de Controle NV em desktops para facilitar o registro nas plataformas NVIDIA AI Enterprise e NVIDIA Omniverse Enterprise.
Disponibilidade

A NVIDIA RTX 2000 Ada já está disponível por meio de parceiros de distribuição globais, como Arrow Electronics, Ingram Micro, Leadtek, PNY, Ryoyo Electro e TD SYNNEX, e estará disponível na Dell Technologies, HP e Lenovo a partir de abril.

Saiba mais sobre a GPU NVIDIA RTX 2000 Ada Generation.

Sobre a NVIDIA

Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de infraestrutura de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://www.nvidia.com/pt-br/.
Acesse também:

Facebook: @NVIDIABrasil
Twitter: @NVIDIABrasil
YouTube: NVIDIA Latinoamérica
Instagram: @NVIDIABrasil
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »