AtaNews Publicidade 728x90
16/02/2024 às 11h11min - Atualizada em 16/02/2024 às 16h02min

Bauru recebe etapa de jogos do XIX campeonato de futebol da Fundação CASA

Etapa regional da Copa CASA mobilizará 120 jovens em medida socioeducativa; abertura contará com a presença do ex-futebolista, Andrei Frascarelli

Assessoria Fundação CASA
FCASA
Cerca de 120 jovens em medida socioeducativa em oito centros da Fundação CASA localizados nas cidades de Bauru, Botucatu, Cerqueira César, Iaras, Itapetininga e Sorocaba, participarão na próxima terça, quarta e quinta-feira (20, 21 e 22/02) das partidas da etapa regional do XIX campeonato de futebol da Fundação CASA, a Copa CASA. 
Os jogos serão disputados no campo de futebol do Clube do Sindicato dos Vigilantes, localizado na cidade de Bauru, das 9h às 13h. A final, que será disputada na próxima quinta-feira (22/02), ocorrerá das 9h às 11h. 
A abertura do evento terá a presença do futebolista aposentado, Andrei Frascarelli, que jogou na posição de zagueiro em times como Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Santos e no espanhol Atlético de Madrid, entre os anos de 1991 a 1999. Ele será responsável por dar o pontapé inicial na primeira partida da etapa.
Em campo, na terça-feira (20/02), estarão as equipes dos centros de Cerqueira César (CASA João Paulo II), de Botucatu (CASA Botucatu), de Bauru (CASA Bauru) e de Itapetininga (CASA Esperança). 
Na quarta-feira, jogarão as equipes dos centros de Iaras (CASAs Rio Novo e Três Rios), Bauru (CASA Nelson Mandela) e Sorocaba (CASA Sorocaba III). 
Na quinta-feira (22/02) ocorrerá a final entre os times vencedores da terça e da quarta-feira. 
A equipe vencedora ganhará como prêmio a chance de representar a região Sudoeste do estado na Etapa Estadual do campeonato. 

XIX Copa CASA
A XIX edição da Copa CASA de Futebol contará com o apoio da Federação Paulista de Futebol (FPF), após uma reunião entre os representantes das Instituições renovar a parceria.
A parceria entre a FPF e a Fundação CASA para realizar a competição já existe há 19 anos, com a Federação cedendo materiais, como espaços para os jogos nas etapas finais, bolas, troféus e medalhas para as equipes campeãs. Além disso, uma equipe de arbitragem oficial apitará as partidas finais da competição.
De acordo com o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, o esporte é essencial para os adolescentes. “O futebol, especialmente, desempenha um papel crucial na vida dos jovens da Fundação CASA. Por meio dele, promovemos valores como trabalho em equipe, disciplina e resiliência”, destacou.
Já o vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, Mauro Silva, destacou a importância do vínculo entre as Instituições. “A parceria entre a Federação Paulista de Futebol e a edição da Copa CASA é uma oportunidade única para os jovens da Fundação CASA se envolverem em uma competição estruturada, que promove a inclusão, o respeito e os valores positivos por meio desse esporte”, concluiu.
O superintendente pedagógico da Fundação CASA, Carlos Alberto Robles, destaca ainda o papel do futebol na saúde física dos jovens. “As práticas esportivas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e na melhoria da saúde física e mental dos jovens, ajudando na reintegração social e na construção de um caminho positivo para o futuro”, afirmou.

Sobre a Copa CASA de Futebol 
A Copa CASA de Futebol, realizada pela Fundação CASA, é o maior campeonato de futebol masculino no Brasil destinado a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação.
O campeonato se divide em duas fases: a regional e a estadual. No regional, os times locais, separados conforme a divisão regional da Fundação CASA, jogam entre si e o vencedor dessa etapa segue para a fase estadual. São selecionados oito representantes no Estado.
A fase estadual, organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, se subdivide em classificatória e final. Na classificatória, as oito equipes selecionadas nos regionais disputam as quatro vagas para a final. Já na etapa final, acontecem os jogos semifinais e finais.
A Instituição promove o evento, anualmente, desde 2005 – apenas em 2021, durante o período mais agudo da pandemia de Covid-19, não houve uma edição.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »