AtaNews Publicidade 728x90
15/02/2024 às 11h06min - Atualizada em 16/02/2024 às 01h57min

O pós-carnaval: as doenças mais comuns contraídas no feriado. Saiba o que fazer e quando buscar ajuda

Dra. Sara Lemos, da Melvi Saúde, traz dicas e principais cuidados para os foliões que curtiram os blocos e festas

Gabriela Santos
Reprodução/Freepik

O Carnaval é uma das datas mais esperadas e queridas dos brasileiros. Seja nos blocos de rua, nas festas ou nos desfiles das escolas de samba, a energia contagia e as pessoas curtem como se não houvesse amanhã. Mas o fim chega e não é só com a ressaca que você deve ficar preocupado. A aglomeração de pessoas, exposição prolongada ao sol e atividades exageradas podem ser intensificadores de algumas doenças.  

Por isso, a Dra. Sara Lemos, diretora médica da Melvi Saúde, healthtech que conecta pacientes a profissionais de saúde especialistas de forma presencial e sem mensalidades, alerta sobre os sintomas que você deve observar, e traz dicas sobre cuidados para esse retorno pós-carnaval. São elas: 

1 . Intoxicação alimentar
O consumo de alimentos vendidos em barracas de rua durante o carnaval pode aumentar o risco de intoxicação alimentar devido à manipulação inadequada dos alimentos, falta de refrigeração, ou falta de higiene.

Se você está com vômito e/ou diarréia, aumente a ingestão de líquidos para manter a hidratação. “O maior perigo da intoxicação alimentar é a desidratação. Para evitar isso, tente aumentar a quantidade de líquidos como água, água de coco, soro caseiro ou sucos. Até melhorar todos os sintomas, dê preferência para alimentos leves, e faça pequenas refeições ao longo do dia. Álcool, cafeína, bebidas gaseificadas e comidas gordurosas devem ser evitados. E, caso apresente piora importante ou não esteja conseguindo se hidratar, não hesite em procurar atendimento médico”, comenta a especialista. 

2. Infecções respiratórias
As aglomerações de pessoas durante os eventos de carnaval aumentam o risco de transmissão de infecções respiratórias, como resfriados, gripe e Covid. 

Além disso, segundo a plataforma Info Tracker, desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), os casos de Covid na cidade de São Paulo aumentou de 140% nas últimas semanas.

Caso inicie sintomas respiratórios, é importante fazer repouso, observar sinais de alerta como febre elevada persistente, esforço respiratório e prostração, e evitar contato com as pessoas para não ocasionar em mais transmissões Mantenha hidratação e alimentação saudável. Se os sintomas persistirem, ou apresentar sinais de alerta,  procure assistência em algum serviço de saúde.

3. Conjuntivite
Assim como as infecções respiratórias, a aglomeração também pode facilitar a transmissão da conjuntivite, uma inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular, aquela parte branca do olho. 

“Os sintomas mais comuns são olhos vermelhos, lacrimejantes, sensação de areia, secreção, coceira e inchaço. Não coce e não use colírios sem indicação médica. Alguns são contra-indicados e podem causar grandes complicações. O ideal é fazer compressas geladas com água filtrada, que deve ser fervida antes, ou soro fisiológico. Caso apresente dor, piora de sintomas ou persistência, procure um atendimento médico para avaliação”, diz a médica.

4. Herpes
A herpes labial e a herpes genital são doenças de alta prevalência na população geral, e podem ser transmitidas durante os contatos íntimos que ocorrem no carnaval. Ambas são causadas por um vírus e se manifestam com feridas ao redor da boca ou nos órgãos genitais.

Se você está com lesões avermelhadas com micro bolhas na boca ou em alguma região genital, dor e incômodo há a possibilidade de ser herpes. Nesse caso, busque atendimento médico para realizar o tratamento adequado. E enquanto as lesões estiverem ativas, não tenha contato físico com outras pessoas e evite compartilhar objetos. 

5. Dengue
Vale lembrar que estamos vivendo uma epidemia de dengue em várias regiões do Brasil. Por isso, se você não usou repelente durante o carnaval, foi para áreas epidêmicas, e ainda não tomou a vacina, fique atento aos sintomas. Caso apresente febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, dor nas articulações e atrás dos olhos, mal-estar e dor de cabeça, busque atendimento  imediatamente e não se automedique. 

Em resumo, para voltar à rotina pós-carnaval, esteja atento à sua saúde e lembre-se de que pequenos cuidados podem fazer toda a diferença na sua vida.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »