AtaNews Publicidade 728x90
14/02/2024 às 15h55min - Atualizada em 14/02/2024 às 15h55min

Crianças e adolescentes são recebidos no Judiciário de Bastos e Iacri

Projeto “Uma tarde no fórum”.

Comunicação Social TJSP – RS
O Poder Judiciário da Comarca de Bastos, que abrange também a cidade de Iacri, abriu suas portas, na última sexta-feira (9), para uma visita guiada a cerca de 50 crianças e adolescentes do Ministério Infantil de uma Igreja da localidade.
 
A visita resulta de projeto-piloto do Judiciário local, em parceria com o Ministério Público e a 260ª Subseção da OAB SP (Bastos e Iacri). Planeja-se ao longo do ano abrir as portas do fórum para crianças e adolescentes de escolas e de entidades sociais da região. O objetivo é aproximar o Poder Judiciário da população, apresentando aos jovens o trabalho que é desenvolvido dentro do ambiente forense.
 
Durante a visita as crianças entregaram aos servidores do Setor Técnico – Susana Trevisan, Mirtes Takaki e André Luiz – brinquedos arrecadados pela Igreja para equiparem a Brinquedoteca e a Sala de Depoimento Especial do Fórum.
 
Guiados pelo juiz Daniel Thomazelli e pelos representantes do Ministério Público e da OAB, Lucas Marques Oléa e Adauto Minerva – e sempre orientados por profissionais de cada setor que tiraram dúvidas a respeito de suas atribuições – os jovens conheceram as instalações do fórum, em especial o Setor Técnico, sala da OAB, cartórios da vara e do juizado, Promotoria de Justiça, gabinete e sala de audiências, terminando a visita no salão do Tribunal do Júri.
 
Nas palavras do magistrado, “o objetivo da iniciativa é abrir as portas do Judiciário para a sociedade, romper com uma barreira histórica, e até mesmo cultural, de que o fórum é um espaço inacessível. É muito gratificante receber crianças e adolescentes para uma tarde no fórum, tirar as dúvidas, explicar para elas o que cada um de nós faz e ver nos olhos deles o encantamento pelo conhecimento adquirido”. Além disso, diz o juiz, “o estreitamento dos laços com a sociedade permite o fortalecimento da confiança da população no trabalho do Judiciário, bem como permite uma cooperação mútua. Hoje recebemos das crianças brinquedos que serão utilizados por outras crianças e adolescentes que vêm diariamente ao fórum para atendimento e prestarem depoimentos. É a sociedade auxiliando o Judiciário a efetivar o mandamento constitucional da prioridade absoluta e proteção integral a nossas crianças e adolescentes”.
 
Para participar do projeto “Uma tarde no fórum” os grupos sociais das localidades podem agendar a visita junto à Administração do fórum. A prática não fica só na teoria: as crianças e os adolescente terminaram o dia com uma experiência única: a simulação de um mini julgamento no Tribunal do Júri.
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »