AtaNews Publicidade 728x90
14/02/2024 às 15h40min - Atualizada em 14/02/2024 às 15h40min

Quadriciclo pode andar na cidade?

Entenda o que diz a legislação e como se adequar para transitar com seu quadriciclo em vias urbanas

Assessoria de imprensa
Foto: Divulgação
Perfeito para se locomover em áreas remotas, o quadriciclo é um dos símbolos mais marcantes quando o assunto é aventura. 

No entanto, é cada vez mais comum vê-los circulando por aí em algumas cidades, principalmente nas regiões interioranas do Brasil. 

Mas, ainda existem muitas dúvidas sobre a regularização deste tipo de veículo, bem como às regras estabelecidas para circulação em vias urbanas. E, é justamente sobre isso que vamos falar no conteúdo de hoje. Acompanhe!

O que diz a lei?
Segundo a resolução nº 573 de 16 de dezembro de 2015, os quadriciclos são divididos em duas principais categorias e, o que vai determinar se ele pode ou não andar na cidade, é essa classificação. 

Basicamente, eles são divididos em on-road e off-road e, existem algumas formas de identificar se o seu modelo entra na primeira ou na segunda categoria:

On-road
Normalmente, os pneus dessa categoria são específicos para uso fora da estrada. Possuem sulcos e cravos maiores, eixo de tração diferenciado e menor potência. 

Para estes modelos, não se enquadram os quesitos de emplacamento e regularização.
Off-road
Costumam ter pneus específicos para melhor aderência no asfalto, conseguem atingir uma maior potência e menor torque, além de ter o peso máximo de 400 kg para os modelos de passeio e de 550 os destinados ao transporte de cargas.

Este quadriciclo pode andar na cidade, ser regularizado e emplacado conforme a lei. 

Quadriciclo paga IPVA? 

Caso queira usá-lo na cidade, o emplacamento deverá ser feito assim como as motos, e, será necessário arcar com todas as taxas anuais determinadas pelo Detran. Nisso, incluem-se: IPVA, taxa de licenciamento (anual) e DPVAT. 

Além disso, para pilotar quadriciclo é necessário ter a Carteira Nacional de Habilitação na categoria B, categoria destinada aos veículos automotores de quatro rodas. 

O uso de capacetes, bem como do cinto de segurança para os modelos com capotas, também é indispensável.

Dicas para quem quer andar de quadriciclo na cidade
Além de seguir as normas de trânsito como qualquer outro veículo, os proprietários deste tipo de automóvel devem se atentar a algumas outras regras estipuladas pela lei. 
Embora os quadriciclos emplacados possam rodar em vias urbanas, ficou determinado que é expressamente proibida sua circulação em rodovias estaduais ou federais. 

Também é expressamente proibido o uso de cabine fechada e até mesmo a transformação de outros veículos em quadriciclo. 

Assim como nas motocicletas, fica também proibido o transporte de menores de 7 anos de idade, sujeito a infração gravíssima com aplicação de multa e suspensão do direito de dirigir. 

Vale lembrar que o quadriciclo pode andar na cidade sim, mas não deve-se esquecer dos itens básicos de segurança para não colocar sua vida e a de outras pessoas em risco.

Precisa de habilitação para dirigir triciclo?
— Para dirigir triciclo precisa da carteira de habilitação A, pouco importando se o veículo tem capota ou não.
Emplacamento e uso de capacete estão entre os itens obrigatórios para pilotar o veículo

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »