AtaNews Publicidade 728x90
14/02/2024 às 09h34min - Atualizada em 14/02/2024 às 09h34min

Protetor solar para animais não é exagero; entenda riscos e veja dicas de uso

UOL
Ilustração | Freepik
Sabia que os raios UVA e UVB podem ser tão perigosos para cachorros e gatos quanto para nós? Por isso é preciso protegê-los também com o uso de protetor solar. O produto funciona como uma barreira contra a radiação solar, evitando queimadura e diminuindo o risco de câncer de pele.

O uso é indicado principalmente aos animais que possuem pelos curtos, claros e brancos, já que esses animais apresentam baixa quantidade de melanina (pigmento protetor natural da pele).

Pode usar protetor solar de humano no animal?

A resposta é não! O ideal é que o animal use somente o protetor solar veterinário: ele tem os componentes específicos, para que o animal não tenha nenhum problema alérgico ou tóxico.

Os produtos feitos exclusivamente para animais são menos irritantes e possuem composição que pode minimizar gastrites ou irritações se ingeridos.

Como o protetor para para animais deve ser passado?

Deve-se passar uma camada fina sobre a pele, nas áreas em que não há pelo, espalhando bem, como:

Focinho
Barriga
Ponta das orelhas
Patas
Pálpebras
O protetor deve ser reaplicado a cada duas horas. Lembrando que, quanto maior exposição ao sol, maior a frequência de reaplicação.

E se o animal lamber o protetor?

O ideal é evitar que o animal lamba a região onde foi aplicado o protetor, mas deve-se ler a bula para saber se o produto é tóxico ou não. Como a sensibilidade varia de um animal para o outro, alguns podem ter irritações intestinais pela ingestão do creme.

Para evitar que isso ocorra, uma dica é distrair o animal por cinco minutos para que o produto seja absorvido pela pele.

E se o animal tiver alergia ao protetor?

Primeiramente, você deve encerrar o uso do produto. Depois, dar banho com água fria e corrente e levar o animal a um médico veterinário.

Normalmente as reações alérgicas podem acontecer nas 12 primeiras horas após a aplicação.

Riscos de não passar protetor solar no animal

Assim como os humanos, quando expostos ao sol sem proteção os animais podem ter diversas doenças de pele e, em situações extremas, sofrer queimaduras. As dermatites por ação solar são frequentes principalmente em cães e gatos de pelagem branca.

Além disso, há situações mais graves de grande e constante exposição solar, levando ao desenvolvimento de tumores.

O que fazer em caso de queimadura do sol?

É raro existir queimadura como a dos humanos após exposição ao sol, mas elas podem acontecer se a exposição for prolongada. Caso aconteça, deve-se tratar cuidando e higienizando a ferida, hidratando o tecido e evitando qualquer exposição ao sol.

Como prevenir que o animal sofra queimaduras no verão:

Fique atento ao tempo que o animal fica no sol
Evite a exposição das 10h às 16h
Nos passeios, prefira locais com grama e árvores
Carregue uma garrafa de água para manter o animal hidratado e para molhar as patas do animal, caso seja necessário
Confira algumas características dos protetores
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »