AtaNews Publicidade 728x90
12/02/2024 às 13h46min - Atualizada em 12/02/2024 às 13h46min

Saúde felina: conheça os principais tipos de doenças renais e quais raças de gatos demandam maiores cuidados

Manter água fresca, proporcionar uma alimentação equilibrada e adotar práticas de higiene são fundamentais para prevenir este problema

Assessoria de imprensa
Créditos: Vasyl Dolmatov/iStock
Os gatos são animais companheiros que fazem parte da rotina de muitas famílias. Assim como os humanos, os felinos também estão propensos a enfrentar problemas de saúde que demandam de maior atenção e cuidados. Mesmo com o interesse dos tutores em manter uma rotina saudável, alguns animais podem sofrer com doenças renais, um problema comum em gatos de diversas raças.
 
De acordo com um estudo realizado na Royal Veterinary College, em Londres, a Doença Renal Crônica (DRC) chega a atingir de 35% a 50% dos gatos domésticos quando chegam na velhice. Além disso, essa doença possui ação degradante ao organismo do animal, alcançando a taxa de mortalidade de até 57%.
 
O que é doença renal?
 
De modo geral, as doenças renais afetam principalmente o rim, órgão responsável pela filtração do sangue e produção de urina. Existem diversos tipos de doenças renais que podem acometer os felinos, com causas e sintomas diferentes. Confira abaixo algumas delas:
 
Insuficiência renal
 
A insuficiência renal, comum em felinos mais velhos, possui surgimento gradativo. Ela afeta os filtros responsáveis por eliminar as substâncias que seriam descartadas pelo corpo. Apesar de a insuficiência acometer principalmente gatos de 9 anos ou mais, raças como Angorá, Persa e Abissínio podem desenvolver a doença por questões genéticas ainda quando jovens.
 
Doença Renal Crônica
 
A Doença Renal Crônica é considerada uma das mais comuns nos felinos. Afetando um ou ambos os rins, essa condição é definida pelas anormalidades nas estruturas do órgão. A DRC pode ser tanto genética quanto adquirida ao longo da vida do animal. Além disso, ela é caracterizada pela insistência da doença renal por mais de três meses. Raças como os Birmanês, Siamês e Ragdoll possuem maior incidência.
 
Doença Renal Policística
 
Dificilmente detectada nos primeiros anos, a Doença Renal Policística caracteriza-se pela formação de cistos de diferentes tamanhos em ambos os rins. Gatos de raças Selkirk Rex, Persa, Pelo Curto Americano, Pelo Curto Britânico, Himalaia e Scottish Fold precisam de acompanhamento e exames periódicos durante toda a vida.
 
O cálculo renal nos felinos é semelhante ao dos humanos; nessa condição, pequenos cristais formam-se na urina, causando dor e, em casos mais graves, intervenções cirúrgicas. Raças como Birmanês, Maine Coon e Ragdoll demandam de maior atenção.
 
Quais os principais sintomas das doenças renais?
 
Apesar de os gatos demandarem maior atenção e visitas ao veterinário para prevenção das doenças renais, alguns sintomas podem ser indicativos que os felinos já estejam com problemas nos rins. Entre eles, estão: emagrecimento repentino, consumo excessivo de água, hálito forte, diarreia, vômito, perda de apetite e, em casos mais graves, úlceras na boca, desidratação e urina com sangue.
 
Ao notar qualquer um desses sintomas, é fundamental que o tutor entre em contato imediatamente com um profissional de confiança para início do tratamento.
 
Dicas e cuidados para prevenção
 
Com dados tão alarmantes para os felinos, é essencial garantir a manutenção da saúde do animal diariamente, prevenindo possíveis problemas renais. Garantir água limpa e fresca durante todo o dia e em diversos locais da casa estimula o felino a consumir mais o líquido e garante hidratação, evitando outros problemas.
 
É essencial assegurar que os animais tenham acesso a produtos de qualidade, como ração e sachês que garantem uma alimentação balanceada. Além disso, é fundamental manter a caixa de areia sempre limpa e longe do local de alimentação. Uma dica é posicionar a caixa com areia Viva Verde em um ambiente bem ventilado da casa.
 
Por fim, a prática de atividades físicas com brinquedos que aguçam o instinto de caçadores dos gatos possibilita que os animais tenham uma rotina ainda mais saudável.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »