AtaNews Publicidade 728x90
09/02/2024 às 21h06min - Atualizada em 09/02/2024 às 21h06min

Carnaval em família: Bloco do Gordinho anuncia atrações de 2024

Entre as novidades, um show de palhaços na concentração e show musical infantil no fim do cortejo

Assessoria, Aline Galcian
Foto: Atriz Paula Liberati, idealizadora do Bloco do Gordinho (Crédito: Divulgação)

Mantendo a tradição de abrir o carnaval de rua de Araçatuba com o público infanto-juvenil, o Bloco do Gordinho chega em 2024 a sua 9ª edição e está a todo vapor nos preparativos para fazer mais uma grande festa.

Idealizado pela atriz e produtora Paula Liberati, a atração, que já se consagrou no comando da festa no município, conta com a parceria da Secretaria de Cultura de Araçatuba.

Para a organizadora, é gratificante ter a oportunidade de proporcionar momentos de alegria e diversão para Araçatuba, com segurança e organização para a tranquilidade das famílias. Isso tudo, no entanto, só é possível com parceiros e apoiadores engajados.

"Temos quase uma década de bloquinho e é muito significativo para mim constatar que estou com várias pessoas engajadas que se mantiveram, ao longo desses anos, como apoiadoras e parceiras de trabalho na realização do evento. Também estou muito feliz com a parceria da Secretaria de Cultura. Graças a isso, o evento cresceu ainda mais, com as oficinas de fantasias e adereços em bairros, indo além do sábado na área central e contribuindo para o âmbito socioeducativo", completa Paula.

Neste ano, pela primeira vez, haverá a venda de camisetas do bloquinho, sendo parte do lucro revertido para a AMA (Associação de Amigos do Autista) de Araçatuba.

PROGRAMAÇÃO

O bloquinho terá nesta 9ª edição atividades de pré-carnaval gratuitas. Serão realizadas oficinas de fantasia e adereços, de maneira lúdica e direcionadas ao público infantil, pela atriz e educadora Josy Martins, do Pimenta Cultural.

Essas oficinas acontecerão na segunda-feira, dia 5 de fevereiro, na Estação Cidadania, no bairro Atlântico; na Emeb Professor José Machado Neto, no bairro São José, e na Arca (Associação de Reinserção Social de Crianças e Adolescentes), no bairro Primavera.

No sábado, dia 10, a concentração para o tradicional cortejo terá início às 15h, na Praça João Pessoa, no Centro. Haverá brincadeiras de aquecimento com recreadores e monitores, pintura facial infantil, brinquedos como cama elástica, distribuição de bexigas, confetes, algodão-doce e pipoca.

Novidades

No local também acontecerá um show de palhaços com a Cia Pano de Chão, da Casa do Teatro. Às 16h será a saída do Bloco do Gordinho em direção à Praça Olímpica, onde o cortejo se encontrará com o Show Infantil da banda Plim Plim, formada pela cantora Micheli Amorim, a pianista Heloísa Gimael, o baterista Felipe Almeida, e o trompetista convidado Reinaldo Dias.

A banda foi formada especialmente para atender a demanda musical do bloco, com a preocupação de ter profissionais que também se dedicam ao ensino de música às crianças. "O público pode esperar canções infantis tradicionais e populares, com interação, que farão os pais também revisitarem a infância. Nosso propósito é fomentar não só o carnaval, mas a música, os artistas da cidade e fortalecer nossa área cultural", explica a produtora. 

História

O Bloco do Gordinho surgiu há nove anos, por iniciativa da atriz e produtora Paula Liberati, com o propósito de apresentar o carnaval ao seu afilhado João, chamado carinhosamente de Gordinho.

Em sua primeira edição, em 2016, reuniu apenas alguns amigos e familiares que, com um carro de som financiado pela própria atriz, percorreu as ruas de Araçatuba, no trecho entre as praças Olímpica e João Pessoa, encontrando no caminho pessoas que, curiosas, perguntavam sobre a atividade.

Já em 2017, o bloco ampliou sua atuação com parceiros comerciais; em 2018, iniciou sua parceria com a Secretaria de Cultura de Araçatuba e passou a ser visto como um dos principais eventos carnavalescos da cidade.

Nos anos de 2021 e 2022 o bloco não saiu devido à pandemia de covid-19. Já em 2023, retornou às ruas reunindo mil pessoas e se consagrando no comando da diversão infantil do carnaval local.

 

Redes sociais:

@blocodogordinhoficial

@paulaliberati


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »