AtaNews Publicidade 728x90
09/02/2024 às 14h33min - Atualizada em 09/02/2024 às 14h33min

Alexandre de Moraes vota para condenar advogada de Ribeirão presa nos atos de 8 de janeiro; Entenda

Começou nesta sexta-feira (9) o julgamento da advogada de Ribeirão Preto Nara Faustino de Menezes, de Ribeirão Preto, no STF

Leonardo dos Santos
Acidadeon
Alexandre de Moraes pede condenação de 17 anos de prisão para Nara Faustino (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF/arquivo pessoal)
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), votou pela condenação da advogada Nara Faustino de Menezes, de Ribeirão Preto, presa pelos atos de 8 de janeiro. O ministro pede que a advogada seja condenada a 17 anos de prisão, além do pagamento de R$ 30 milhões de indenização por danos morais coletivos.

O julgamento de Nara Faustino de Menezes, no plenário virtual do STF, começou nesta sexta-feira (9), e segue até o dia 20 de fevereiro. Além de Alexandre de Moraes, relator do processo, os outros 9 ministros do Supremo precisam votar na ação, pela condenação ou absolvição da advogada – lembrando que Flávio Dino toma posse no Supremo apenas no dia 22.

O voto
De acordo com o voto publicado por Alexandre de Moraes, Nara Faustino de Menezes foi condenada pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, Golpe de Estado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada.

No voto, que tem 114 páginas, Alexandre de Moraes ainda informa que a condenação seja aplicada, inicialmente, em regime fechado. O voto do ministro pode ser conferido clicando aqui.

Outro lado
Procurada, a defesa da advogada informou que não vai se manifestar e disse que ainda não havia tomado conhecimento do voto de Alexandre de Moraes.

No depoimento realizado após a prisão, em janeiro do ano passado, Nara Faustino negou ter participado da depredação dos prédios públicos localizados na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Na ocasião, Nara disse que participava pacificamente do ato e que chegou ao Congresso Nacional quando tudo estava aberto e já depredado. Ela ainda afirmou que teria tentado se esconder no local após sentir cheiro de fumaça.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »