AtaNews Publicidade 728x90
06/02/2024 às 13h44min - Atualizada em 07/02/2024 às 07h55min

Exposição Terra e Ar chega a Juiz de Fora

FOTOS, VÍDEOS E OBJETOS DE UM DOS MAIORES EXPEDICIONÁRIOS DE PARAMOTOR DO MUNDO

Gabriela Nebot
divulgação
A cidade de Juiz de Fora recebe de 20/02/2024 a 22/03/2024 a exposição ‘TERRA E AR’. 

A mostra, que acontecerá no Espaço Cidade, reúne um precioso material obtido pelo piloto e documentarista Lu Marini, um dos mais importantes expedicionários de paramotor do mundo, em suas expedições pelo Brasil.

Na exposição, que tem a curadoria de Gabriela Alejandra Nebot, produção da TakeOff Produções e com patrocínio do Atacadão, reune fotos, vídeos e objetos das expedições realizadas pelo piloto com seu Paramotor, pelo Brasil.

Em meio às paisagens vistas de cima, entre o belo e também o devastador, estão as histórias de quem encontra na simplicidade uma forma de viver. Este é, de fato, o objetivo maior da exposição: permitir se colocar no lugar do outro enquanto promove a reflexão e alimenta a busca por um mundo melhor.


Na abertura da Exposição, Lu Marini estará presente para ministrar uma palestra ao público presente, além de distribuir seu livro para os visitantes.
 
UMA NOVA PERSPECTIVA DO BRASIL
Para Lu Marini, o mundo é feito de cores. Sua perspectiva, que já atingiu 5.013 metros de altitude, captou vulcões, rios, florestas, praias, montanhas, caminhos abertos nas entranhas do solo, cidades de aço e concreto, natureza à flor da pele e também descasos e destruição ao meio ambiente e os números impressionam. Foram mais de 22 mil quilômetros sobrevoados.

Junto à emoção e à adrenalina da aventura, a urgência da preservação ambiental é uma constante. Ao mesmo tempo em que essa consciência deslumbra diante de paisagens intocadas pelo ser humano, também desnuda a tragédia que dilacera e atormenta paraísos a serem perdidos no cotidiano indiferente das civilizações. Mas a jornada também é pulsante. Realidades distintas, encontro com pessoas feitas de histórias e lembranças.

No alto, em seu paramotor, Lu Marini registra a complexa relação entre homem e natureza, seja a de si próprio como mero espectador, seja como o agente que observa e analisa a ocupação humana e suas consequências para o planeta. Em terra firme, surgem outras descobertas, o contato com novas maneiras de enxergar e compreender o cotidiano. Personagens que, imersos em sua própria cultura, ganham voz para um público.

 “Sempre vou me inspirar nos meus sonhos de infância, no sonho de Dédalo, Ícaro e de tantos homens e mulheres que desejaram cruzar o céu ao lado dos pássaros”, explica Lu Marini. “Foi a minha curiosidade, o amor pela natureza, a sede por descobertas e minha paixão por voar que me levaram a jornadas incríveis e a encontros inesquecíveis”, ressalta.
 

SOBRE LU MARINI
Lu Marini atua como diretor, produtor e protagonista de diversos documentários e conteúdo para a televisão.

No esporte, é piloto instrutor master de paramotor, já formou mais de 400 pilotos e foi instrutor da tropa de elite da Marinha do Brasil. Também é Recordista de Altitude voando a mais de 5.000 metros, com temperatura de -15 graus, e único piloto do mundo a sobrevoar um Vulcão em Atividade (Popocatépetl/México).

Com reconhecimento internacional, Lu Marini ganhou espaço nos grandes veículos de comunicação por suas expedições, entre elas os sobrevoos pela rodovia Transamazônica e pelos rios São Francisco e Doce, transmitidas pelo Fantástico, programa exibido na Rede Globo de Televisão e Rio Tocantins e Rio Araguaia, exibidos no Domingo Espetacular, programa da Rede Record.
Lu Marini tem dois livros lançados e o documentário Rastreando o Rio Doce, produzido e dirigido por ele, foi selecionado em dois festivais internacionais na Europa. Suas exposições, em tour pelo Brasil, já passaram por mais de 40 cidades, atraindo um público de mais de 100 mil pessoas.

Todos os produtos culturais produzidos pelo piloto são distribuídos gratuitamente para a população.

A Exposição Terra e Ar, é uma realização do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal. 
 
INFORMAÇÕES
Local: Espaço Cidade
Data: de 20/02/2024 a 22/03/2024
Horário: Abertura – 20/02 às 14h – Terça a Sexta das 10h às 18h – Sábado das 10h às 14h
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »