AtaNews Publicidade 728x90
06/02/2024 às 11h07min - Atualizada em 07/02/2024 às 07h40min

Impostos, licenciamento e material escolar: como lidar com os gastos de início de ano?

Tributos urbanos e de automóvel podem pesar no bolso do consumidor. O especialista Rogério Brandão, da Serafin, orienta como ter um bom planejamento para lidar com esse tipo de despesa

THAIS DE ALMEIDA MARTINS
Publicar Comunics
Rogério Brandão - Serafin- Crédito da foto - Aivan Moura @aivanmoura 2

Impostos, licenciamento e material escolar: como lidar com os gastos de início de ano?
Tributos urbanos e de automóvel podem pesar no bolso do consumidor. O especialista Rogério Brandão, da Serafin, orienta como ter um bom planejamento para lidar com esse tipo de despesa


O aumento dos gastos com material escolar, IPVA e licenciamento, e IPTU representa um desafio significativo para os brasileiros, muitos dos quais já enfrentam apertos financeiros. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada em novembro de 2023, cerca de 76,6% das famílias tinham dívidas a vencer. Com números tão elevados, a despesa com os tributos e objetos do colégio pode se tornar uma carga a mais no orçamento.

Rogério Brandão, planejador financeiro, mentor sênior e acionista da Serafin, afirma que a busca por livros, uniformes, e materiais específicos pressiona o orçamento familiar. “Com esses  pagamentos, muitas vezes sobra pouco espaço para outras necessidades. Além disso, a elevação das taxas de IPVA e licenciamento de veículos é uma realidade que impacta diretamente os proprietários de automóveis no Brasil. Esses impostos, que são obrigatórios para a circulação legal dos veículos, podem representar uma fatia considerável do orçamento doméstico. O desafio é ainda mais significativo para famílias que dependem de seus veículos para o trabalho e transporte diário, tornando essas despesas praticamente inevitáveis”, explica.

O IPTU, por sua vez, é mais um elemento a contribuir para o aperto nas contas. Com o aumento dessas taxas municipais, pode haver um impacto considerável no orçamento, afetando principalmente aqueles que possuem imóveis próprios. “Esses gastos adicionais podem dificultar o equilíbrio financeiro, exigindo planejamento cuidadoso e, em alguns casos, adaptações no estilo de vida para enfrentar os desafios econômicos”, esclarece o especialista.

Como se planejar?

Brandão sugere que, ao enfrentar esses obstáculos, é essencial explorar alternativas para economizar. Isso pode incluir a pesquisa por descontos em materiais escolares, o planejamento antecipado do pagamento de tributos e a busca por programas de parcelamento que aliviam a pressão financeira no início do ano. “Em um cenário em que muitas famílias possuem dívidas acumuladas, também é importante a negociação com credores. Buscar acordos flexíveis e renegociar prazos pode ser uma estratégia eficaz para lidar com os compromissos das finanças, permitindo que enfrentem os gastos de forma mais equilibrada”, pondera.

Além da economia e do ajuste de dívidas, um planejamento financeiro pessoal sólido tem papel essencial nessa época do ano. Para Rogério, a organização das finanças familiares, a definição de prioridades e metas financeiras, além de um controle rigoroso dos gastos, são boas estratégias para superar as despesas.

Em relação aos impostos, Brandão ressalta que é válido explorar possíveis incentivos fiscais oferecidos por programas governamentais. “Conhecer e aproveitar tais benefícios pode representar uma oportunidade para aliviar a carga tributária, contribuindo para uma gestão financeira mais eficiente”, ilustra.


FOTOS EM ALTA E DEMAIS RELEASES: 
https://drive.google.com/drive/folders/1IRg9S1ujHYxjuLY2l2EAvP1JJFFRDESM?usp=sharing
Crédito da foto - Aivan Moura @aivanmoura


Informações para a imprensa
Publicar Comunics
Thais Martins (11) 993658545
[email protected]








                                             
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »