AtaNews Publicidade 728x90
06/02/2024 às 11h38min - Atualizada em 07/02/2024 às 07h36min

Carnaval movimenta lojas

Às vésperas da folia, vendas de itens temáticos crescem 20%. Lantejoulas, glitter e chicote metálico têm grande saída

Assessoria de Imprensa
https://www.cdlbh.com.br/imprensa/carnaval-movimenta-lojas/
Divulgação
 

As ruas da capital mineira serão tomadas por foliões fantasiados durante o Carnaval, afinal, segundo pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), 72,4% dos participantes desejam investir em roupas temáticas (29,9%) e adereços (42,5%). Para isso, os consumidores projetam um gasto médio de R$ 78.  

Essa movimentação em torno da festa já tem impactado de forma positiva o setor de comércio e serviços. De acordo com o proprietário da loja Mundo dos Armarinhos, Fausto Izac, localizada no Barro Preto, em comparação a 2023, as vendas cresceram 20% na loja física e 30% no online. “A expectativa é que nesta semana o volume de venda cresça. O público está cada vez mais envolvido com a festa, investindo em fantasias e adereços”, afirma o lojista. 

De acordo com Fausto Izac, os itens com maior saída têm sido glitter, lantejoulas, chicotes metálicos, purpurina e passamanarias metalizadas. A movimentação reafirma a pesquisa da CDL/BH com consumidores da capital, onde os produtos mais citados para compra foram adereços e vestuário. 

Para comprar os itens carnavalescos, os consumidores pretendem ir às lojas físicas de rua (39,7%). As demais opções citadas foram: 

  • Vai confeccionar a própria fantasia: 19%
  • Reutilizar fantasias e adereços: 17,5%
  • Comprar pela internet: 15,9%
  • Comprar em shopping popular: 6,3%
  • Comprar em shopping center: 1,6%

 

PIX e cartão de débito para pagar as compras

 

Para curtir a folia sem dívidas futuras, a maioria dos entrevistados (96,5%) irá pagar as compras à vista. “Identificamos que, neste ano, a utilização do PIX e do cartão de débito vão aumentar. Isso mostra que o consumidor está mais consciente e evitando que gastos extras atrapalhem o orçamento”, destaca o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. 

 

De forma detalhada, as formas de pagamento aparecem com as seguintes preferências: 

·  À vista no cartão de crédito: 28,7%

·  PIX: 24,1%

·  Cartão de débito: 23%

·  Dinheiro: 20,7%

·  Parcelado no cartão de crédito: 2,3%

·  Boleto: 1,1%

Folia bilionária 

A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) é que durante o período oficial da festa, que começou em 28 de janeiro e segue até 18 de fevereiro, seja gerado um faturamento de R$ 1 bilhão na economia da cidade. 

“Os últimos Carnavais foram positivos para 56% dos comerciantes. E, neste ano, cerca de 69% esperam ser beneficiados. O Carnaval de Belo Horizonte gera oportunidades para mais de 44 mil negócios de todos os segmentos e cria 20 mil postos de trabalho diretos e indiretos”, finaliza Marcelo de Souza e Silva. 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »