AtaNews Publicidade 728x90
06/02/2024 às 10h53min - Atualizada em 07/02/2024 às 07h29min

Prefeitura de Angra dos Reis realiza Semana Pedagógica com mais de 1.000 professores

Com a participação da Mind Lab, evento terá oficinas sobre o desenvolvimento socioemocional dos estudantes

Luana Lopes
Divulgação

Entre os dias 5 e 9 de fevereiro, mais de 1000 professores da rede municipal de ensino de Angra dos Reis participarão da Semana de Formação Pedagógica. O evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação, e acontece majoritariamente na Universidade Estácio de Sá, faz parte das ações do Programa Angra, Cidade da Educação e ofertará aos profissionais, palestras e laboratórios formativos com objetivo de subsidiar as práticas pedagógicas. Um dos parceiros do evento é a Mind Lab - referência no desenvolvimento de habilidades socioemocionais - que realizará oficinas pedagógicas ao longo de toda essa jornada educacional, em 4 períodos diferentes por dia, para grupos de 35 professores. Além de um atendimento especializado e exclusivo - em uma formação de 4 horas , no dia 05/02 - para os profissionais que atuam na educação infantil no segmento da etapa creche.

Nos workshops, os educadores poderão discutir tópicos relacionados com o aprimoramento de práticas pedagógicas e como a jornada educacional, cognitiva e socioemocional dos estudantes pode e deve ser acompanhada em conjunto com as orientações curriculares da rede. 

Além disso, a Semana Pedagógica desempenha um papel de formação contínua para os professores da rede municipal de Angra dos Reis que começam mais um ano letivo utilizando o Programa MenteInovadora, metodologia proprietária da Mind Lab focada no desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos estudantes que já impulsionou a educação em 140 cidades do país desde 2009. 

A Mind Lab está presente no município desde 2022 e em 2024, beneficiará 24.768 mil estudantes, o que engloba mais de 3 mil crianças com até três anos matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil. A ampliação da atuação do Programa MenteInovadora para as creches da cidade começará a ser implementada este ano.

“Os professores são um pilar de extrema importância no Programa MenteInovadora, sendo mediadores fundamentais na criação de condições para que o desenvolvimento socioemocional dos estudantes seja possível. Sendo assim, é muito gratificante poder dialogar com os educadores de Angra dos Reis e saber que conseguimos fortalecer a comunidade educacional do município. Tenho certeza de que teremos uma parceria muito benéfica e muitos resultados positivos pela frente”, comenta Thiago Zola, Head de Produtos e Serviços da Mind Lab. 

Ao discorrer sobre os benefícios do desenvolvimento de habilidades socioemocionais e dos materiais pedagógicos do Programa MenteInovadora, Thiago afirma que tais recursos ajudam na organização do pensamento para elencar prioridades, visualizar diferentes alternativas para a resolução de problemas e gerenciar recursos. 

Por fim, os conteúdos estão alinhados com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que se agregam à prática pedagógica e auxiliam na aprendizagem integral dos alunos de forma colaborativa. Com tal material pedagógico, a Mind Lab atuou com mais de 10 mil escolas, de 17 estados brasileiros, atingindo instituições públicas e privadas. Em duas décadas, desde sua fundação, a proposta já auxiliou mais de 7,3 milhões de pessoas e ajudou a capacitar 220 mil professores no Brasil. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »