AtaNews Publicidade 728x90
06/02/2024 às 08h44min - Atualizada em 06/02/2024 às 08h44min

CIHDOTT: Santa Casa de Araçatuba realizou 15 captações de órgãos em 2023

Roselena Aguiar
Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Araçatuba
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante da Santa Casa de Araçatuba (CIHDOTT) registrou um aumento significativo nas captações e transplantes em 2023. A instituição realizou 51 notificações por morte encefálica (M.E.) no período. Desse total, 37 foram confirmadas, representando um crescimento de 60% em comparação com as 36 notificações registradas em 2022, das quais 23 foram confirmadas. Esse aumento sugere uma aprimoração na detecção e registro dos casos.

Durante o ano de 2023, a Santa Casa de Araçatuba realizou 15 captações de órgãos, quatro a mais do que em 2022. Três dessas captações foram realizadas em um único dia. O médico Rafael Saad, coordenador da CIHDOTT, ressaltou que a conscientização das famílias em relação à doação de órgãos está diretamente associada ao maior número de captações. O aperfeiçoamento da logística necessária à realização dos procedimentos de captação também é apontado como fator que possibilitou que todas as doações fossem consolidadas. Neste aspecto, Saad aponta a programação das salas cirúrgicas e a rápida mobilização de todos os profissionais necessários às equipes de captação. "Apesar dos desafios, o resultado é gratificante e contribui para atender às necessidades das pessoas na lista de espera por órgãos no Brasil", afirmou.

De acordo com o coordenador, "a equipe da comissão é composta por um médico e três enfermeiros, mas a captação envolve muitos outros profissionais, tanto de dentro quanto de fora da instituição. Desde a chegada do paciente até os cuidados prestados no pronto-socorro e terapia intensiva, passando pela realização de exames complementares para a confirmação da morte encefálica e a equipe do centro cirúrgico. Todos são essenciais para o sucesso do processo de doação de órgãos", explica Rafael Saad.

O levantamento anual elaborado pela CIHDOTT revela também crescimento no número de órgãos captados para transplante. O destaque em 2023 foram os rins, com um total de 28 captados, seis a mais do que os 22 em relação ao ano anterior. A captação de fígado também dobrou no passado: aumento de cinco para 10. Em relação aos tecidos captados, houve crescimento na captação de córneas, passando de nove em 2022 para 18 em 2023. Um convênio assinado em junho do ano passado entre a Santa Casa de Araçatuba e a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para agilizar o transporte de córneas captadas em até seis horas após óbitos por parada cardíaca, é apontado como fator que contribui para o aumento. Saad também considerou relevantes os dois casos de doações de ossos, registrados em 2023.

A importância da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante

Até 2015, a Santa Casa de Araçatuba realizava, em média, apenas um procedimento de captação de órgãos por ano. Com a instalação do CIHDOTT, esse número aumentou consideravelmente. Nos últimos oito anos, a unidade de saúde efetuou, em média, uma captação por mês. No total, mais de 500 pacientes foram beneficiados pelas captações realizadas pela Santa Casa de Araçatuba nesse período. A instituição captou 338 órgãos, incluindo 226 rins, 88 fígados, 13 corações, seis pulmões e cinco pâncreas. Além de 118 tecidos, englobando 91 córneas, valvas cardíacas de 20 pacientes e ossos de outros sete pacientes.

Outro dado relevante da Santa Casa de Araçatuba é a baixa taxa de recusa das famílias para doação, atingindo apenas 22%, bem abaixo da média nacional de 43%. Em 2025, a comissão celebrará 10 anos de formação. "Desde a sua fundação, o CIHDOTT se destaca pelo impacto positivo especializado no local", conclui Saad.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »