AtaNews Publicidade 728x90
05/02/2024 às 10h14min - Atualizada em 05/02/2024 às 10h14min

Policiais vão receber capacitação para abordar pessoas vulneráveis no centro de São Paulo

Agentes serão treinados para aumentar eficiência de ações de segurança na região, ampliando a integração à Política Estadual sobre Drogas

sspsp
Os policiais que lidam diretamente com pessoas em situação de vulnerabilidade nas áreas de consumo de drogas no centro de São Paulo vão receber treinamento multidisciplinar. O objetivo do Governo do Estado é tornar as ações de segurança pública ainda mais eficazes e integradas à Política Estadual sobre Drogas. A capacitação vai oferecer atividades psicopedagógicas, ações de informação ao público e práticas de combate à criminalidade.

A resolução da Secretaria da Segurança Pública (SSP), que institui as diretrizes e o conteúdo do curso de qualificação, foi publicada nesta segunda-feira (5), no Diário Oficial do Estado. O programa havia sido anunciado pelo governo do Estado na semana passada, durante inauguração da nova sede da companhia Força Tática, no centro da capital paulista. 

A iniciativa faz parte da Política Estadual sobre Drogas e Requalificação das Cenas de Uso, com ações direcionadas a profissionais que atuam em regiões degradadas da capital. Conforme a publicação, foram abertas 550 vagas para policiais militares, civis e técnico-científicos que atuam exclusivamente nas atividades de segurança pública na região central.  

“Nosso objetivo para os policiais que trabalham na região central é oferecer um curso de capacitação interdisciplinar, com especialistas como médicos e assistentes sociais. Como o governador Tarcísio de Freitas frisou em discurso, temos que ter energia e um trabalho interdisciplinar para dar, de fato, uma solução a esse problema que se arrasta por anos”, disse Derrite. 

As aulas serão desenvolvidas em conjunto por policiais, profissionais da saúde e assistentes sociais. A cada mês, os agentes de segurança receberão R$ 1,2 mil por meio de uma bolsa-qualificação financiada pelo Fundo de Incentivo de Segurança Pública do Governo do Estado. O incentivo vai contribuir para a valorização e o reconhecimento do empenho dos policiais que atuam para fortalecer a segurança no centro da capital.

A capacitação

O programa de treinamento terá 12 cursos, cada um com duração de 30 dias, e abordará uma variedade de temas relacionados à Política Estadual sobre Drogas, com ênfase nos direitos humanos fundamentais.

O curso é projetado para oferecer conhecimento abrangente das questões relacionadas à segurança pública e capacitação para lidar com as complexidades da região central, como o tráfico de drogas e os impactos da criminalidade na sociedade.

Também haverá foco significativo na proteção dos direitos das pessoas com transtornos psiquiátricos. Os participantes aprenderão medidas para garantir a segurança e a dignidade dessa população, além de políticas e práticas de promoção de bem-estar e inclusão.

Além disso, o treinamento vai destacar a importância de um modelo policial orientado por resultados a partir de instrumentos legais e de normas relacionadas à área.

O curso também vai focar na análise das ações dos equipamentos de saúde, de assistência social e desenvolvimento econômico e urbano aplicadas pelo poder público. Os policiais serão capacitados a compreender e apoiar iniciativas multidisciplinares em busca de soluções para a região central de São Paulo.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »