AtaNews Publicidade 728x90
02/02/2024 às 20h44min - Atualizada em 04/02/2024 às 17h30min

São Gonçalo (RJ) recebe o 16º Presente de Iemanjá no dia 04 de fevereiro

Evento é consagrado como Patrimônio Público Cultural de Natureza Imaterial e Religiosa da cidade

Patricia Dornelas
@mae.marciadoxum
divulgação presente de Iemanjá
São Gonçalo, RJ – O município de São Gonçalo tem a honra de convidar a todos para o 16º Presente de Iemanjá, a ser realizado na emblemática Praia das Pedrinhas, no dia 04 de fevereiro de 2024, a partir das 9h. Este evento anual não é apenas uma celebração da fé e da cultura, mas também um símbolo vivo do compromisso da nossa comunidade com a sustentabilidade, a inclusão e a luta contínua contra o racismo institucional e religioso.
Consagrado como Patrimônio Público Cultural de Natureza Imaterial e Religiosa da cidade, através da Lei 1022/2019, o Presente de Iemanjá em São Gonçalo transcende a mera reverência religiosa. Ele incorpora uma conscientização ecológica profundamente enraizada, manifestada através da confecção do barco, principal presente litúrgico para a grande Orixá, artesanalmente construído com papel biodegradável por jovens e crianças dos terreiros da comissão organizadora. Essa prática, inspirada na sabedoria oral dos povos tradicionais de matriz africana, não só honra nossa "Rainha do Mar" com oferendas que respeitam a vida marinha, mas também serve como uma ferramenta educativa valiosa para as crianças e jovens dos terreiros envolvidos, perpetuando as histórias das sereias e os ensinamentos ancestrais de respeito à natureza.
Este ano, o tema dos "abraços sustentáveis" ganha um destaque especial, simbolizando o abraço coletivo da nossa comunidade ao meio ambiente e reafirmando nosso elo sagrado com a natureza. Cada oferenda biodegradável depositada nas águas é um testemunho do nosso amor e gratidão à Iemanjá, e um compromisso com a proteção das águas que ela governa.
Os "abraços" oferecidos a Iemanjá são compostos por presentes biodegradáveis, uma prática enraizada na tradição e no compromisso ambiental da comunidade. Essa escolha consciente simboliza o abraço coletivo da população de São Gonçalo ao meio ambiente, evidenciando o entendimento de que cada oferenda deve respeitar e proteger as águas que Iemanjá rege. Assim, a celebração se torna uma expressão de amor e gratidão não apenas à divindade, mas também ao planeta, reafirmando o elo sagrado entre fé e natureza.
Além disso, o evento destaca a importância de São Gonçalo na preservação da rica herança cultural africana e na promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Ao celebrarmos juntos, reafirmamos nossa resistência contra todas as formas de discriminação e relembramos o poder transformador da fé, da cultura, do respeito mútuo além, claro, do fomento a economia criativa, gastronomia e turismo do município.
Mãe Márcia D'Oxum e o Compromisso Ambiental
Mãe Márcia D'Oxum, uma respeitada líder espiritual e ambientalista de São Gonçalo, tem sido uma força motriz em iniciativas de cuidado com o meio ambiente há mais de três décadas junto ao Egbe Ilê Iya Omidaye Ase Obalayo. Seu trabalho pioneiro na integração da sustentabilidade com práticas religiosas afro-brasileiras tem inspirado uma nova geração a reverenciar a natureza não apenas em palavras, mas através de ações concretas. Sob sua orientação, a comunidade tem adotado práticas ecológicas nas celebrações religiosas, garantindo que a fé e o respeito ao meio ambiente caminhem lado a lado.
Sustentabilidade e Limpeza Pós-Evento
Em todas as edições do Presente de Iemanjá em São Gonçalo, um foco renovado na sustentabilidade traz mudanças significativas em relação à prática dessas celebrações. A escolha de materiais biodegradáveis para as oferendas e a construção do barco litúrgico feito de papel refletem nosso compromisso com a minimização do impacto ambiental. Além disso, um plano de limpeza pós-evento já está estabelecido para garantir que as areias da Praia das Pedrinhas e as águas circundantes permaneçam limpas e livres de poluição. Equipes de voluntários, juntamente com funcionários municipais, estarão mobilizados para recolher cuidadosamente quaisquer resíduos, assegurando que a celebração seja sustentável em todos os sentidos.
Convidamos a todos a se juntarem a nós neste dia de festa, reflexão e renovação. Venham participar do 16º Presente de Iemanjá e testemunhar a beleza de nossa tradição, a força de nossa comunidade e nosso compromisso inabalável com um futuro mais sustentável e inclusivo.
Data: 04 de fevereiro de 2024
Horário: A partir das 9h
Local: Praia das Pedrinhas, São Gonçalo, RJ
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »