AtaNews Publicidade 728x90
02/02/2024 às 09h44min - Atualizada em 03/02/2024 às 07h28min

Pé na areia, água de coco e carro bem cuidado: confira dicas para evitar desgastes no automóvel na praia

Areia fina, maresia e exposição prolongada ao sol podem prejudicar veículos

Central Press
Créditos: Envato

Com as temperaturas elevadas das últimas semanas, a praia se torna o destino preferido dos brasileiros. No entanto, para aqueles que optam por viajar de carro, é necessário tomar alguns cuidados para que o veículo não seja danificado. 

Essas condições adversas são praticamente inevitáveis, mas com alguns cuidados é possível evitar o desgaste precoce do carro, assim como preservar o bom funcionamento do veículo. Pensando nisso, o chefe de oficina da concessionária Ford Slaviero, Mauro Cezar Candido, recomenda uma série de cuidados que garantem o bom  funcionamento do automóvel, mesmo após dias de diversão à beira-mar.

Desgastes causados pela areia:

A areia, com sua textura abrasiva, pode infiltrar-se em diversas partes do veículo, causando danos mecânicos e estéticos. "Ela acaba atuando como uma espécie de lixa, desgastando as partes móveis e prejudicando o desempenho do carro. É de suma importância limpar e lubrificar regularmente áreas como os freios, suspensão e as juntas e dobradiças para evitar desgaste prematuro", orienta Mauro.

No interior do veículo, a areia também é uma grande preocupação, principalmente para quem tem crianças. A dica é levar um aspirador de pó para manter a parte de dentro do veículo mais limpa e livre de areia.

Além disso, o contato constante com a areia pode levar à corrosão, especialmente nas partes metálicas expostas, como parafusos e rodas, causando desgaste irregular nos pneus. Verifique a pressão e o alinhamento regularmente.

Impactos da maresia:

A maresia, resultado da combinação de ar salgado e umidade, é outra inimiga silenciosa dos carros na praia. Ela acelera a formação de ferrugem e o processo de corrosão, mesmo em partes do carro que poderíamos pensar estar protegidas, como a bateria sob o capô fechado. Em comparação com o ar seco de cidades não litorâneas, a maresia corrói dez vezes mais rápido. O chefe da oficina alerta sobre os efeitos: "A maresia pode acelerar o processo de corrosão em partes metálicas do veículo, como os componentes do chassi e os parafusos. Isso pode comprometer a estrutura do carro ao longo do tempo, tornando essencial uma proteção adequada."

Uma dica é utilizar ceras protetoras ou selantes específicos para proteger a pintura e as partes metálicas do efeito corrosivo da maresia. Cobrir o carro com uma capa protetora, mesmo quando estiver na garagem, também pode ajudar.

Lavagem Regular:

Manter o carro limpo é fundamental. Uma lavagem completa após cada visita à praia ajuda a remover a areia e o sal acumulados. Além da parte externa, a areia pode se acumular no interior do veículo. Realize uma limpeza completa para evitar danos aos componentes internos.

Ar-condicionado:

As altas temperaturas e o calor excessivo acabam fazendo com que utilizemos mais o ar-condicionado do carro. Isso acelera a deterioração dos componentes, como o filtro. Realizar manutenção é imprescindível.

Enxágue do sistema de freios:

Enxaguar o sistema de freios com água doce remove resíduos de areia e evita a perda de eficiência.

Estacionamento à sombra:

Sempre que possível, estacione seu carro à sombra para reduzir a exposição ao sol direto. Isso ajuda a preservar a pintura e os materiais internos. Cobrir o parabrisa e as partes mais expostas também evitam a incidência direta do sol.

Manutenção periódica:

Realize uma revisão mais detalhada do veículo após temporadas intensas na praia. Verifique os fluidos, alinhamento, suspensão e outros componentes que podem ser afetados.

Mauro finaliza comentando que, ao adotar essas práticas, o motorista não apenas mantém a estética do carro, mas também prolonga sua vida útil. "Cuidar do carro na praia não é apenas uma questão de aparência, mas, sim, de preservação e segurança", finaliza.

Sobre a Ford Slaviero

Há quase 80 anos no mercado automotivo, a Ford Slaviero é uma das concessionárias de veículos mais tradicionais e sólidas do mercado, sendo revenda Ford com maior tempo de mercado em Curitiba. Os clientes podem contar com as facilidades oferecidas no comércio de veículos 0km, seminovos multimarcas, peças e serviços especializados. Mais informações: fordslaviero.com.br.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »