AtaNews Publicidade 728x90
01/02/2024 às 16h41min - Atualizada em 01/02/2024 às 16h57min

Carnaval e saúde bucal: principais cuidados para evitar doenças comuns nessa época

As patologias transmitidas pela saliva, como sífilis, candidíase oral, herpes, mononucleose, são as mais populares durante a folia

Roberto Gamarano
Dr. Roberto Gamarano – Dentista e Sócio Proprietário da Clínica Odontológica Santé - Santo Agostinho-BH- http://www.clinicaodontologicasante.com.br Instagram: @clinicaodontologicasante
Acervo Pessoal
 

O clima de Carnaval já contagia os foliões brasileiros, que se preparam para festas repletas de bebidas, comidinhas, muita dança e momentos animados. Contudo, é importante ressaltar que alguns comportamentos podem acarretar problemas para a saúde, incluindo a saúde bucal, especialmente quando os cuidados, como a higiene, são negligenciados.

O dentista e sócio proprietário da Clínica Odontológica Santé, Dr. Roberto Gamarano, destaca que as pessoas tendem a negligenciar a higiene bucal na época de festas, além de aumentarem o consumo de bebidas alcoólicas, que possuem açúcar e acidez. “Isso pode levar a cáries, inflamação gengival e outros problemas. Também pode acarretar em doenças transmissíveis por saliva são muito comuns, como: mononucleose, gonorreia, sífilis, herpes, candidíase oral, hepatite, entre outros. É importante ter responsabilidade para se divertir e namorar, principalmente se a pessoa estiver com a imunidade baixa”, afirma. 

É fundamental também ficar atento  aos sinais de problemas na boca após o período de festividade. “Se a pessoa observar pequenas lesões nas mucosas da boca, pequenas bolhas doloridas na região dos lábios, pontinhos brancos na língua e parte interna da bochecha, sensibilidade dentária, dor de dente, algum dente quebrado, inflamação gengival, ou outra mudança perceptível, é recomendado que procure um dentista”, explica Dr. Roberto.

Além disso, o especialista recomenda alguns cuidados bucais durante esse período. “Se não for possível fazer a higienização correta após ingerir bebida alcoólica, é importante fazer ao menos um bochecho com água. E também ingerir bastante água, para manter as estruturas da boca e o restante do corpo hidratados, é recomendado usar hidratante labial com proteção solar, dada a alta exposição ao sol e o calor. E não se esqueça de andar com o kit de escovação completo, para realizar a higiene bucal completa sempre que possível”, orienta.

Álcool  e saúde bucal 

O álcool pode trazer grandes consequências para a boca, como o excesso de acidez, mau hálito, manchas e sensibilidade nos dentes. Algumas bebidas alcoólicas possuem alto grau de acidez e sua ingestão pode gerar o enfraquecimento dos dentes devido ao processo de erosão (perda de tecido decorrente de processos químicos). O mau hálito devido ao excesso de álcool pode ser decorrente da desidratação provocada pelo consumo da bebida, que também reduz a quantidade e troca de saliva. As manchas podem ser causadas pela ingestão de bebidas escuras, que devem ser consumidas com moderação. Outro fato importante é a quantidade de açúcar que algumas bebidas contém. Sabe-se que os açúcares facilitam o desenvolvimento de lesões de cárie, já que as bactérias provocam sua fermentação e produzem ácidos que danificam a estrutura dos dentes. Por esse motivo, é importante executar a higiene bucal após ingerir tais bebidas.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »