AtaNews Publicidade 728x90
31/01/2024 às 14h39min - Atualizada em 31/01/2024 às 14h39min

PF e Ministério da Agricultura combatem a fabricação clandestina de produtos destinados à alimentação e terapia animal

O grupo criminoso também falsificava o Selo de Inspeção Federal que deveria ser emitido pelo MAPA

Comunicação Social da Polícia Federal em Londrina/PR
Governo Federal
Londrina/PR. Na manhã desta quarta-feira, 31/1, a Polícia Federal, juntamente com o Ministério da Agricultura e Pecuária, deflagrou a operação Ronda Agro, a fim de dar cumprimento a oito mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Londrina/PR.

A investigação mira um grupo de pessoas da mesma família que teria aberto formalmente quatro empresas no município de Arapongas/PR, cuja atividade principal é a fabricação e comercialização de suplementos minerais e produtos terapêuticos utilizados na alimentação animal, em especial, bovinos, equinos e ovinos, sem o devido registro dos estabelecimentos no Ministério da Agricultura e Pecuária, não atendendo assim aos requisitos mínimos necessários que garantam a segurança alimentar no processo fabril dos produtos comercializados, com risco à saúde animal e humana.

Para simular a regularidade da produção, o grupo falsificava os Selos de Inspeção Federal (SIF) e comercializava os produtos principalmente por meio da Internet, diretamente aos produtores rurais. Algumas dessas empresas estão sediadas formalmente em endereços residenciais, havendo indícios de que sejam empresas de fachada. Também há indícios de que os insumos utilizados na fabricação dos produtos sejam de origem estrangeira, importados clandestinamente.

Os investigados poderão responder pela prática, em tese, dos crimes de falsificação ou adulteração de produtos alimentícios ou medicinais e de falsificação de selo ou sinal público, cujas penas máximas, somadas, podem chegar a 29 anos de prisão.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »