AtaNews Publicidade 728x90
30/01/2024 às 13h02min - Atualizada em 30/01/2024 às 13h02min

Elon Musk diz que primeiro humano recebeu implante cerebral da Neuralink

Bilionário afirmou que a tecnologia permitirá o controle de computadores e telefones por meio do pensamento

History
O bilionário Elon Musk afirmou que o primeiro paciente humano recebeu um implante cerebral de sua companhia Neuralink. A tecnologia, que vem sendo desenvolvida nos últimos anos, consiste em uma interface sem fio entre cérebro e máquinas. O objetivo é ajudar pessoas com problemas neurológicos, permitindo que controlem equipamentos remotamente com o uso da mente.

"Telepathy"
"O primeiro ser humano recebeu um implante da Neuralink ontem (28/01) e está se recuperando bem", disse Musk em uma postagem no X (antigo Twitter), rede social que adquiriu no ano passado. "Os resultados iniciais mostram uma detecção promissora de disparos de neurônios", completou. Os disparos são emissões de impulsos nervosos.

A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA autorizou a Neuralink a fazer testes em humanos no ano passado. No experimento, um robô está sendo usado para colocar cirurgicamente 64 fios flexíveis, mais finos que um fio de cabelo, em uma parte do cérebro que controla a “intenção de movimento”. Segundo a Neuralink esses fios permitem que o implante experimental registre e transmita sinais cerebrais sem fio para um aplicativo que decodifica como a pessoa pretende se mover.

Em outra postagem no X, Musk disse que o primeiro produto da empresa se chamará Telepathy (Telepatia). "(O produto) permite o controle do seu telefone ou computador, e através deles quase qualquer dispositivo, apenas pensando. Os usuários iniciais serão aqueles que perderam o uso dos membros. Imagine se Stephen Hawking pudesse se comunicar mais rápido do que um digitador rápido ou um leiloeiro. Esse é o objetivo", afirmou Musk.

Segundo a BBC, ainda não houve verificação independente das alegações de Musk. A Neuralink também não forneceu qualquer informação detalhada sobre o procedimento. Em 2022, a empresa foi acusada de maltratar macacos submetidos a implantes cerebrais durante a fase de testes.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »