AtaNews Publicidade 728x90
29/01/2024 às 15h01min - Atualizada em 29/01/2024 às 15h01min

Ameaça de calor extremo vira preocupação para Jogos Olímpicos de Paris

Trágica onda de calor registrada há 21 anos pode se repetir na capital francesa

Assessoria de imprensa
Divulgação/Paris-2024
Além das constantes preocupações com segurança, a organização dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 está em alerta para outra questão durante o maior evento esportivo do planeta. A ameaça de calor extremo em julho deste ano virou motivo de atenção após uma análise do Laboratório de Ciências Climáticas e Ambientais (LSCE).

Em 2003, a França sofreu uma onda de calor que teve efeitos duradouros, incluindo a morte de milhares de pessoas e o colapso do sistema de saúde. De acordo com especialistas, o próximo verão europeu poderá ter um cenário pior do que o registrado 21 anos atrás.

“A motivação baseou-se desde o início na observação da onda de calor de 2003, que surpreendeu a todos pela sua magnitude e que ninguém pensava ser possível antes de acontecer”, explica Pascal Yiou, do Laboratório de Ciências Climáticas e Ambientais e autor principal do estudo publicado na revista Npj Climate and Atmospheric Science.

A trágica onda de calor de 2003 deixou os hospitais sobrecarregados e resultou em cerca de 15 mil mortes. Segundo o estudo da LSCE, “temperaturas superiores ao recorde de 2003 são possíveis em 2024".

“Em 20 anos, o clima mudou e a ideia era alertar as autoridades que poderia acontecer algo significativamente muito pior do que em 2003, o que é possível”, destacou Yiou.

Apesar do alerta, os organizadores de Paris-2024 afirmam estar "plenamente conscientes do impacto que as alterações climáticas podem ter nas competições" e admitem que algumas provas poderão ser alteradas por questões climáticas relacionadas ao calor extremo, como a maratona feminina, que foi antecipada devido às altas temperaturas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »