AtaNews Publicidade 728x90
29/01/2024 às 14h52min - Atualizada em 29/01/2024 às 14h52min

Santa Casa de Birigui promove ações para conscientizar sobre a importância da saúde mental

A Santa Casa de Birigui promoveu ações para conscientizar os colaboradores sobre a importância de cuidar da saúde mental e de estímulo ao autocuidado. As atividades foram realizadas em alusão à campanha Janeiro Branco, que tem como mensagem central "Saúde mental enquanto há tempo!"

Assessoria de imprensa
No dia 19 os colaboradores participaram de um bate-papo em que foi enfatizado o autoconhecimento. Já no dia 26 ocorreu uma roda de conversa sobre saúde mental. As ações foram conduzidas pela psicóloga Polyani Franco Garcia e pela terapeuta e gestora do RH, Cláudia Janaina Figueira.

"Abordamos temas para auxiliar os colaboradores no autocuidado e autoconhecimento, bem como identificar pontos importantes que revelam crises de ansiedade, dentre outros males, assim como encontrar soluções para sair desse estado de sofrimento", explicou Cláudia.

A gestora também adiantou que a partir de fevereiro, uma vez ao mês, acontecerá o projeto "Roda Terapêutica", visando a saúde mental e emocional dos colaboradores. O projeto é um pedido dos próprios funcionários, que ano passado responderam um questionário sobre a importância da saúde mental.

TABU

Conforme Polyani, falar sobre saúde mental ainda é um tabu, um tema alvo de preconceitos, discriminação, violência e exclusão social, processos que muitas vezes são nocivos e produzem tanto sofrimento quanto a própria condição de saúde mental.

"Por isso, é muito importante darmos visibilidade ao tema, conscientizar os colaboradores e a população sobre a importância de se autoconhecer, observar e buscar ajuda profissional quando o sofrimento se intensifica. A falta de informação faz com que as pessoas não busquem ajuda", pontuou.

JANEIRO BRANCO

O Brasil tem a maior prevalência da depressão em toda América do Sul, segundo o relatório "Depressão e outros transtornos mentais", da OMS (Organização Mundial da Saúde). Conforme os dados, 5,8% da população sofre da doença, ou seja, 11,7 milhões de brasileiros sofrem com depressão.

A busca por tratamento com médico psiquiatra e psicólogo é a principal orientação em caso de detecção de sintomas de transtornos, como ansiedade e depressão. Ter hábitos saudáveis, como alimentação adequada, sono de qualidade e atividades físicas, ajuda a manter uma boa saúde mental.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »