AtaNews Publicidade 728x90
29/01/2024 às 09h28min - Atualizada em 29/01/2024 às 09h28min

Mais de 80 andradinenses passaram pela avaliação do Ritinha Prates

Andradina/SP

Prefeitura Municiapal Andradina
Profissionais do Centro Especializado em Reabilitação IV Ritinha Prates (CER IV Ritinha Prates), de Araçatuba (SP), estiveram ontem em Andradina fazendo uma busca ativa por moradores que necessitam usar cadeiras de rodas de forma permanente.

Em parceria com a Secretaria de Saúde do Governo de Andradina, que disponibilizou um espaço para a ação e também o cadastro de pacientes na Praça CEU (Benfica) os pacientes foram submetidos a uma rigorosa avaliação.

Segundo a secretária de Saúde, Maristela Marinho, os profissionais entrevistaram 81 cidadãos para saber qual o equipamento adequado para cada um. Para os que passaram na avaliação a previsão é que a entrega das cadeiras de rodas ocorra em três meses.

Os equipamentos são adquiridos por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação. O FAEC foi criado pelo Governo Federal em 1999, com a finalidade de arcar com os pagamentos dos procedimentos de alta complexidade em pacientes com referência interestadual, próprios da Câmara Nacional de Compensação, e dos decorrentes da execução de ações consideradas estratégicas.

A busca ativa faz parte da campanha do Ritinha Prates para levar gratuitamente, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), a usuários de cadeiras de rodas dos 40 municípios do Noroeste Paulista que fazem parte da área de atuação do DRS II (Departamento Regional de Saúde), equipamentos de diversos modelos, como cadeira monobloco, motorizada, de banho com aro de propulsão, de banho com recline, de banho em concha infantil.

Independentemente da busca feita pelo Ritinha Prates, o usuário deve estar atento e seguir critérios para ter acesso aos equipamentos. O primeiro passo é procurar a UBS mais próxima. Constatada a necessidade do usuário, a solicitação é enviada à Secretaria de Saúde de Araçatuba, que agenda uma avaliação do usuário. No final, estando tudo certo, o usuário recebe de graça o equipamento adequado.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »