AtaNews Publicidade 728x90
24/01/2024 às 18h30min - Atualizada em 24/01/2024 às 18h30min

Dona de hotel para animais é presa em flagrante por manter cães em canil com cerca elétrica

NDMais
Foto: PCSC/Divulgação/ND
Uma mulher foi presa em flagrante na segunda-feira (22) por manter cães em situação de maus-tratos, em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis. O local funcionava como hotel para animais mas, segundo a polícia, os animais eram mantidos em condições insalubres.

Hotel foi transferido após notificação

A prisão ocorreu após a confirmação de denúncias de que a dona do hotel mantinha os animais em situação precária, conforme apontou a investigação da DPA/DIC (Delegacia de Proteção a Animais Domésticos do Departamento de Investigação Criminal da Capital) da PCSC (Polícia Civil de Santa Catarina).

Segundo a PCSC, os cães apresentavam péssimas condições de saúde e não recebiam a atenção necessária, mesmo com o pagamento do valor estipulado pela hospedagem aos tutores.

A investigação apontou também que outras duas unidades do hotel pet gerenciado pela suspeita já tinham sido fiscalizadas anteriormente: uma localizada em Palhoça e outra em Rancho Queimado, cidades na região da Grande Florianópolis.

Após a notificação de adequação, a dona do hotel ignorou a medida e apenas mudou as hospedagens para um sítio, em Santo Amaro da Imperatriz.

Canil improvisado tinha cerca elétrica

De acordo com a PCSC, durante a fiscalização, os animais foram achados em “ambiente insalubre, sem acesso à água, alimentação e descanso adequado”. Além disso, o local não oferecia abrigo do sol ou chuva aos animais.

A ação conjunta entre PCSC, Dibea (Diretoria de Bem-Estar Animal de Palhoça) e a Vigilância em Saúde de Santo Amaro da Imperatriz, também identificou animais acorrentados e alguns em ambientes com superlotação de cães.

No local, as equipes constataram que até uma cerca elétrica era utilizada em um dos espaços para controlar o comportamento dos cães hospedados.

O hotel foi interditado pela Vigilância em Saúde por ter sido considerado “impróprio para funcionar como hospedagem”. A mulher foi presa em flagrante e vai responder pelo crime de maus-tratos qualificado.

A PCSC informou que os animais ficarão sob responsabilidade de um fiel depositário, termo utilizado para se referir a quem assume a tutela de um bem ou indivíduo, até que sejam devolvidos aos tutores.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »