AtaNews Publicidade 728x90
24/01/2024 às 12h11min - Atualizada em 24/01/2024 às 16h48min

5 benefícios da gratidão para a saúde

Bio Ritmo explica como esse ato vai muito além da prática

Assessoria de Imprensa
Divulgação

A gratidão pode ser expressada de diversas formas, seja em ações, palavras, pensamentos, e até mesmo durante uma atividade física, em meditações, por exemplo. Quando praticado, o ato de meditar oferece vários benefícios para a saúde. De acordo com um estudo realizado na Universidade Rutgers, pesquisadores acompanharam durante oito semanas 52 pessoas que praticavam duas vezes por semana 30 minutos de meditação combinados a 30 minutos de exercícios aeróbicos. Trabalhar o físico e mental dessa forma única aliviou em 40% os sintomas de depressão e pensamento negativo.

Juliana Romera, professora de Yoga da Bio Ritmo, rede de academias high end, explica que “Durante essas aulas, trabalhamos o exercício da respiração e o encontro com o ‘seu eu interior’, o que ajuda a relaxar e a construir emoções positivas, como o de ser grato pelo momento e pessoas ao seu redor. Esse sentimento de reconhecer positivamente o que está à nossa volta com certeza é uma grande aliada na saúde”. Dessa forma, separamos cinco outros benefícios que o exercício da gratidão pode trazer para o corpo e a mente. 

  1. Aumento da disposição 

Em um estudo publicado na revista Personality and Individual Differences, pessoas gratas sentem menos dores. A sensação seria consequência da  dopamina liberada pelo sentimento de gratidão Esse hormônio é conhecido como uma das substâncias da felicidade e é ele quem provoca a sensação de prazer. 

  1. Melhoria da qualidade do sono

Em outra pesquisa divulgada no Journal of Health Psychology, sobre os impactos da gratidão no bem-estar biológico, mostrou que o sono muda substancialmente quando praticamos a gratidão. Isso se deve ao fato de haver uma diminuição da angústia emocional e, consecutivamente, uma menor perturbação do estado de descanso.

  1. Diminuição da pressão arterial

Diante do mesmo estudo anterior, foi possível perceber também que pessoas do grupo que praticavam a gratidão, tinham respostas cardiovasculares mais saudáveis, incluindo redução da pressão arterial diastólica e sistólica e frequência cardíaca.  Pressão alta pode levar a desenvolvimento de doenças cardiovasculares, insuficiência renal e até AVC (acidente vascular cerebral).

  1. Fortalecimento do sistema

Pensamentos negativos não afetam apenas a saúde mental, mas a física também. Pesquisadores da Universidade de Concordia mostraram que esses sentimentos de angústia e tristeza podem prejudicar o metabolismo, o sistema imunológico e alguns órgãos. No entanto, praticar a gratidão pode trazer o efeito contrário. Ao compartilhar esse e outros pensamentos positivos, nos tornamos mais resistentes ao estresse e frustrações do dia a dia, aprendendo a lidar com o “copo meio cheio” e não “meio vazio”.
 

  1. Redução da ansiedade

Durante uma crise de ansiedade o coração pode ser muito prejudicado devido a ação da adrenalina, aumentando as chances de ter problemas cardíacos Juliana, explica que quando praticamos o ato de agradecer e estamos focados no agora, diminuímos o medo do futuro e os arrependimentos do passado.

“Práticas como yoga, pilates e meditação são ótimos para essa redução de ansiedade também, pois com elas nos conectamos com o nosso corpo como um todo. O yoga foi construído para atingir a autoconsciência e auto realização e não possui efeito adverso, sendo um ótimo ponto de partida para uma vida mais plena e feliz”, finaliza a professora. 

 

Sobre a Bio Ritmo

Com mais de 27 anos de história, Bio Ritmo é a rede de academias high end, que conta com mais de 26 unidades, distribuídas prioritariamente entre SP e RJ. Ela oferece uma estrutura completa, contando com diferentes experiências de treinos, estruturas sensoriais, studios exclusivos e programas individualizados, além de espaços de convívio e suprimentos alimentares (EnergyBar), lojas de roupas esportivas (parceria Track&Field), salas de fisioterapia, programas especiais com nutricionistas, salas para avaliações periódicas de bioimpedância e muito mais.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »