AtaNews Publicidade 728x90
24/01/2024 às 07h11min - Atualizada em 24/01/2024 às 09h58min

Veja opções culturais no aniversário de 470 anos da cidade de São Paulo

Homenagens à Rita Lee, sarau, roda de conversa, oficinas e criação de bonecos de papel são algumas das opções para passeios

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/veja-opcoes-culturais-no-aniversario-de-470-anos-da-cidade-de-sao-paulo/
Pinacoteca de São Paulo estará com as apresentações musicais

A cidade de São Paulo celebra 470 anos de história com opções de roteiros variados para a data comemorativa. A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo reuniu uma programação especial para curtir o feriado do dia 25 de janeiro com Oficinas Culturais, Circo, Bibliotecas, Fábricas de Cultura, Museus e Teatros.

Aqueles que gostam de trabalhos manuais e criativos podem ir até a Oficina Cultural Maestro Juan Serrano, localizada no bairro Taipas, com a atividade ‘Carimbando São Paulo – estamparia manual em E.V.A’, na qual os participantes poderão realizar, manualmente, a impressão em tecido, utilizando símbolos que retratam a diversidade de São Paulo.

Coordenado pela artesã e artista têxtil Mayara Sabino, o encontro tem como propósito estimular a criatividade e o interesse na produção artística, empregando técnicas e materiais de fácil acesso. A oficina acontece no dia 25 em dois horários, das 12h às 13h e das 13h10 às 14h10, com a participação por ordem de chegada.

Em uma homenagem à rainha do rock brasileiro, a Oficina Cultural Maestro Juan Serrano apresenta um ‘Tributo à Rita Lee’. Coordenado pela cantora Eve da Mata, o evento traz um repertório abrangente, contemplando diversas canções da renomada artista. Falecida em 2023 aos 75 anos, esta celebração musical pela trajetória da compositora ocorre no aniversário de São Paulo, das 13h30 às 14h30.

Já a “Oswald dança Rita Lee”, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, terá uma performance de dança feita em comemoração ao aniversário da capital paulista e, ao mesmo tempo, inspirada nas músicas da grande artista paulistana Rita Lee, remixadas ao vivo pela bailarina e DJ Daniela Moraes. A atividade, das 13h às 14h, explora a fusão entre movimento, música e arquitetura.

E para os admiradores da arte circense, o espetáculo infantil ‘Quem está Falando?’ leva uma apresentação com mágica de ventriloquia, no Mundo do Circo SP, no Parque da Juventude, às 17h.

Os apreciadores de saraus podem aproveitar o sarau da Biblioteca de São Paulo. Em homenagem ao aniversário da cidade de São Paulo, o Sarau BSP recebe o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes em um encontro repleto de música, poesia e canto. De poetas a instrumentistas, o grupo está há 9 anos nos palcos, com coordenação de Terezinha Rocha. Será uma atividade presencial para todos os públicos nesta quinta-feira (25), das 14h às 16h.

Na Fábrica de Cultura Itaim Paulista, acontece a ‘Roda de Conversa + Atividade de Jogo: 470 anos de São Paulo’. Nessa atividade, a equipe da Bibliotech oferece ao público uma roda de conversa a respeito da história da cidade de São Paulo. Em seguida, os participantes vivenciarão uma atividade de jogo em formato de quiz no dia 25, às 15h.

E no Museu Catavento haverá a oficina especial Light Painting, em comemoração ao aniversário de São Paulo (25). Os participantes conhecerão mais sobre essa técnica de fotografia que consiste em utilizar uma fonte de luz para desenhar uma cena, durante exposição prolongada. O resultado final é uma imagem única e surpreendente. Os horários do evento são: 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h.

O Museu da Língua Portuguesa, na Luz, funcionará normalmente no aniversário da cidade de São Paulo (25), sendo uma ótima opção de passeio para aqueles que desejam passear pela cidade. Neste dia, especificamente, a entrada será gratuita para todos os públicos que pretendem conhecer o museu e participar das duas visitas mediadas oferecidas pelo Núcleo Educativo – uma intitulada ‘Quem civiliza quem?’ (às 10h e às 13h) e a outra chamada ‘Presenças Negras na Construção da Cidade de São Paulo’ (às 11h e às 15h).

Já o Núcleo de Ação Educativa do Museu Casa Mário de Andrade preparou a oficina Bonecos de papel: Mário de Andrade em São Paulo, que acontecerá nesta quinta-feira (25), das 14h às 15h30. Conduzido pela arte-educadora Carô Luvisotto, este encontro convida os participantes a fazer bonecos de papel inspirados em Mário de Andrade e na época em que o escritor viveu.

Ao personalizar os bonecos e criar cenários que evocam a atmosfera cultural da cidade, a turma mergulha em uma jornada lúdica e educativa. A atividade será realizada no orquidário do Museu Casa das Rosas, e as inscrições estão abertas no site.  A agenda completa da Casa Mário de Andrade que celebrará os 470 anos de São Paulo pode ser acessada no site do Museu.

Na Casa das Rosas, no dia 25 de janeiro, das 11h às 16h, a Feira Multicultural: Trabalhos do Mundo ocupa o jardim do museu. O evento é promovido pelo coletivo Ponto Zero do Refúgio e fomenta a autonomia de pessoas migrantes e em situação de refúgio por meio de atividades empreendedoras.

A atividade ainda traz diálogos entre essas pessoas e o público, por meio da apresentação de trabalhos e culturas dos expositores participantes. Ainda terá Sons da Paulista, Jacking Baile, uma experiência de House Dance ao som de batidas eletrônicas proporcionada pela Nós D’água Companhia de Dança. Clique aqui e fique por dentro da agenda completa.

A programação infantil também tem espaço no aniversário da cidade. No dia 25 de janeiro, o Museu Casa Guilherme de Almeida realiza a Pintura Natural, com o arte-educador Rodrigo Vieira, das 10h às 11h. As inscrições podem ser feitas no site da instituição.

E para os amantes de esportes, o Museu do Futebol traz Letícia Silva, campeã brasileira de futebol freestyle, que fará uma apresentação e irá ministrar uma clínica de altinha (prática esportiva que consiste em manter uma bola no ar sem deixá-la cair no chão), às 11h.

Durante o dia, das 10h às 17h, o museu oferece um pula-pula de bola inflável e diversas brincadeiras do universo do futebol. As atividades serão gratuitas, pois serão realizadas no foyer do museu, inclusive, será gratuita a visitação à exposição temporária “Futebol de Brinquedo”.

Em 25 de janeiro, das 10h às 12h, no MCI – Museu das Culturas Indígenas, na Água Branca, acontece a roda de conversa Topônimos de Origens Indígenas Presentes na Cidade com os Mestres dos Saberes (indígenas que integram a equipe do educativo do MCI). A entrada é gratuita com retirada de ingresso no site.

Já a Pinacoteca de São Paulo estará com as apresentações musicais do rap Oz Guarani e o Coral M´baraeté, com canções de resistência e fortalecimento da luta indígena por seus direitos. O show acontece na praça da Pina Contemporânea, às 14h. A apresentação gratuita acontece em duas línguas, em português e em guarani, com rimas e poesia que divulgam as necessidades do seu povo, relatando os problemas diários sofridos na comunidade. Além da visita com curadoria com o tema ‘São Paulo e o Acervo’, na Pinacoteca da Luz, às 11h.

O Museu das Favelas preparou a visita educativa ‘A Favela Merece um Palácio!’ nos arredores do museu, resgatando as lembranças do compositor, cantor e militante negro brasileiro Geraldo Filme, no dia 25 de janeiro, às 14h.

No Museu Afro Brasil Emanoel Araujo às 11h, o artista Alex Hornest convida o novo muralista, Andy Hope, para apresentarem uma intervenção em um mural, na fachada do museu. E às 14h, acontece o lançamento do catálogo da exposição ‘Na raiz do tempo, a matriz da cor’, e o artista Sérgio Lucena baterá um papo com o curador Claudinei Roberto. A entrada é gratuita.

Se você tem curiosidade por conhecer os processos que transformaram a Vila de São Paulo de Piratininga na grande metrópole do país, o Museu de Arte Sacra de São Paulo fará uma visita mediada com o tema ‘São Paulo – cidade de entroncamentos’, onde será abordada a formação da cidade a partir da influência religiosa imposta no período colonial brasileiro até os dias de hoje.

A visita acontece no aniversario de São Paulo (25), às 10h e às 14h30, inscrições aqui. Além de conferir a exposição ‘Santa Ana em São Paulo: devoção refletida na arte,’ uma iniciativa especial que marca os 470 anos da cidade e revela a profunda influência da padroeira Santa Ana na cultura e história paulistanas. A abertura oficial ocorrerá nesta quarta-feira (24).

E no Teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista, apresenta a peça a Frida Kahlo – Viva la Vida. Ingressos entre R$ 20 e R$ 40.

Veja abaixo os serviços e outras opções de passeios:

Oficinas Culturais

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano
Carimbando São Paulo – estamparia manual em E.V.A – Coordenação: Mayara Sabino
Data: 25 de janeiro
Turma A: Das 12h às 13h / Turma B: Das 13h10 às 14h10
Faixa etária: 7 anos / Vagas: 12 por turma
Inscrições: por ordem de chegada
Endereço: Rua Joaquim Pimentel, 200 – Cohab Taipas
Gratuito, mais informações Oficina Cultural Maestro Juan Serrano

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Oswald dança Rita Lee (performance site-specific especial para o aniversário de SP) Coordenação: Daniela Moraes
Data: 25 de janeiro
Horário: 13h às 14h
Faixa etária: Livre
Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro
Gratuito, a atividade será realizada na fachada da Oficina. Não é necessária a retirada de ingressos, mais informações Oswald de Andrade

Tributo à Rita Lee – Coordenação: Eve da Mata
Data: 25 de janeiro
Horário: 13h30 às 14h30
Faixa etária: Livre
Sem a necessidade de inscrição
Gratuito, mais informações Oficina Cultural Maestro Juan Serrano
Tem diversas outras atividades, acesse a programação completa no site

Circo e Bibliotecas 

Mundo do Circo SP
Quem está falando? Mágica – Fantoches e Ventriloquia
Data: 25 de janeiro
Horário: às 17h
Descritivo: Espetáculo infantil voltado para público familiar proporciona aos pais e filhos uma experiência extraordinária, unindo em um único espetáculo a magia da ventriloquia com fantoches cativantes que garantem diversão, surpresas e encantamento.
Duração: 50 min / Classificação: livre
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru
Entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos 1h antes de cada espetáculo. Cada pessoa poderá retirar no máximo 5 ingressos por espetáculo, mais informações  Mundo do Circo SP

BSP – Biblioteca de São Paulo
Sarau BSP
Data: 25 de janeiro
Horário: 14h às 16h
Descritivo: Em homenagem ao aniversário da cidade de São Paulo, o Sarau BSP recebe o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo. O encontro leva música, poesia e canto de poetas a instrumentistas.
Coordenação de Terezinha Rocha, o sarau é para todos os públicos com vagas limitadas e preenchidas por ordem de chegada.
Gratuito, presencial, sem necessidade de inscrição , mais informações, BSP

BSP – Biblioteca de São Paulo
Hora do Conto
Data: 25 de janeiro
Horário: às 16h
Descritivo: ‘São Paulo, a minha cidade’, de Andrés Sandoval, com a Cia. Teatro Incomum.
Gratuito, não é necessário fazer inscrição. Para mais informações acesse BSP

BVL – Biblioteca Parque Villa-Lobos
Hora do Conto
Data: 25 de janeiro
Horário: às 16h
Descritivo: “São Paulo – A aldeia que virou metrópole”, de Silvana Salerno, em apresentação bilíngue em português e Libras, da Cia. Arte Raiz.
Evento gratuito, não é necessário fazer inscrição. Para mais informações acesse BVL

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Festival de freestyle – homenagem ao aniversário da cidade de São Paulo
Data: 28 de janeiro
Horário: das 14h30 às 17h30
Descritivo: O festival de freestyle é uma batalha de rima que seleciona, por sorteio, 16 Mc’s. São disputas em chaves eliminatórias onde o campeão ganha um prêmio simbólico e título de campeão da batalha.
Evento gratuito. Para mais informações acesse Fábricas de Cultura

Fábrica de Cultura Itaim Paulista
Roda de Conversa + Atividade de Jogo: 470 Anos de São Paulo
Data: 25 de janeiro
Horário: às 15h
Descritivo: Nessa atividade em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, a equipe da Bibliotech oferecerá ao público uma roda de conversa a respeito da história da cidade de São Paulo e em seguida os participantes vivenciarão uma atividade de jogo, em formato de quiz sobre a capital paulista. Mais informações Fábrica de Cultura

Fábrica de Cultura Parque Belém
Curta com Bate-Papo: ‘Entre Rios’ – A urbanização de São Paulo – Aniversário da cidade de São Paulo
Data: 25 de janeiro
Horário:  às 15h
Descritivo: No dia 25 de janeiro, comemora-se o aniversário de 470 anos da cidade de São Paulo,  para celebrar este dia, a Bibliotech da Fábrica de Cultura Parque Belém exibirá trechos do documentário: ‘Entre Rios’, com direção de Caio Silva Ferraz e depois realizará um bate-papo. O documentário conta a história da cidade de São Paulo sob a perspectiva de seus rios e córregos, e fala sobre o processo de transformação sofrido pelos cursos d’água paulistanos e as motivações sociais, políticas e econômicas que orientaram a cidade a se moldar como se eles não existissem. O documentário está disponível através do Youtube no link
Evento gratuito. Para mais informações acesse Fábrica de Cultura

Fábrica de Cultura Sapopemba
Fábrica de Cultura Curta com Bate-Papo: Entre Rios
Data: 25 de janeiro
Horário: às 15h
Descritivo: São Paulo de Piratininga, nascido às margens do rio Tamanduateí, tem uma história de urbanização entrelaçada com os caminhos das águas que rodeiam a cidade. Para falarmos sobre o Aniversário de São Paulo, a equipe da Bibliotech abre um diálogo baseado no documentário ‘Entre Rios’, de Caio Silva, Luana de Abreu e Joana Scarpelini sobre a construção da cidade a partir do processo de transformação sofrido pelos cursos d’água paulistanos e as motivações sociais, políticas e econômicas que orientaram a cidade a se tornar a maior cidade urbana da América Latina.
Evento gratuito. Para mais informações acesse Fábrica de Cultura

Fábrica de Cultura Vila Curuçá
Atividade de Internet: CEP Sampa
Datas: 25 de janeiro
Horário: às 11h
Descritivo: Desde a antiguidade, as pessoas mais poderosas usaram mensageiros a fim de se comunicar com aqueles que estavam distantes. No entanto, somente com a popularização da alfabetização e da correspondência surgiu a profissão de carteiro. No dia 25 de janeiro celebra-se o Dia do Carteiro e também o aniversário da Cidade de São Paulo. Em 2024, a cidade completa 470 anos. Inspirados nessas datas apresentaremos curiosidades relacionadas à cidade e ao serviço postal que ela dispõe no site. Ao final da atividade os participantes serão convidados a escreverem cartas e a distribuírem às pessoas queridas, podendo trocar entre si.
Evento gratuito. Para mais informações acesse Fábrica de Cultura

Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes
Atividade de Jogo: Cartões Postais de São Paulo
Data: 25 de janeiro
Horário: às 11h
Em comemoração ao aniversário da Cidade de São Paulo (25), a Bibliotech propõe um jogo da memória, que será confeccionado pela equipe previamente, com alguns dos maiores cartões postais da maior metrópole da América Latina. Para a atividade será usado o material disponível no link
Evento gratuito. Para mais informações acesse Fábrica de Cultura

Museus

Museu Catavento 
Oficina especial Light Painting 
Data: 25 de janeiro
Horários: 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h
Descritivo: Em comemoração ao Aniversário de São Paulo, será oferecida a oficina na qual os participantes conhecerão mais sobre essa técnica de fotografia.
Ingressos: R$ 18,00 (inteira), R$ 9,00 (meia-entrada)
Evento gratuito. Para mais informações acesse Museu Catavento

Museu da Língua Portuguesa
Visitas mediadas ‘Quem civiliza quem?’ e ‘Presenças Negras na Construção da Cidade de São Paulo’
Data: 25 de janeiro
Horários: ‘Quem civiliza quem?’ (às 10h e às 13h) e a outra chamada ‘Presenças Negras na Construção da Cidade de São Paulo’ (às 11h e às 15h).
Neste dia, especificamente, a entrada será gratuita para todos os públicos que pretendem conhecer o museu e participar das duas visitas oferecidas pelo Núcleo Educativo
Evento gratuito. Para mais informações acesse Museu da Língua Portuguesa

Museu da Língua Portuguesa
Festival de Calçada’ com a apresentação do Circo do Fubanguinho,
Data: 
25 de janeiro
Horários: às 11h, e as ações da Caravana Lúdica, às 12h (dentro da programação da Estação Férias – Brincadeiras Musicais, que acaba no dia 26)

Casa Mário de Andrade
Oficina Bonecos de Papel: Mário de Andrade em São Paulo — Com Carô Luvisotto
Data: 25 de janeiro
Horário: das 14h às 15h30
A atividade será realizada na área externa do Museu Casa das Rosas; inscrições aqui
Prazo para inscrição: 24 de janeiro
Vagas: 15
Funcionamento: A Casa Mário de Andrade está passando por restauro. O telefone atual para contato é o (11) 4096-9900 (ramal: 9854). ou pelo e-mail disponível no site.
Programação gratuita, Casa Mário de Andrade

Casa das Rosas
Feira multicultural – Trabalhos do Mundo 
Com Coletivo Ponto Zero do Refúgio
Data: 25 de janeiro
Horário: 11h às 16h
Evento gratuito. Para mais informações acesse Casa das Rosas

Casa das Rosas
Apresentação musical – Sons da Paulista 
Com Vinicius Chagas, Gisele Lira e Myrella Nascimento
Gratuito, mais informações Casa das Rosas
Horário: 13h às 14h30
Evento gratuito. Para mais informações acesse Casa das Rosas

Casa das Rosas
Apresentação musical – Jacking Baile– Com Nós D’água Companhia de Dança
Data: 25 de janeiro
Horário: 18h às 19h
Gratuito, mais informações Casa das Rosas

Casa Guilherme de Almeida
Oficina – Pintura Natural 
Com Rodrigo Vieira
Data: 25 de janeiro
Horário: das 10h às 11h
Inscrições aqui –
Prazo: 24 de janeiro
Vagas: 10
Evento gratuito. Para mais informações acesse Guilherme de Almeida

Museu do Futebol – Clínica de altinha
Data: 25 de janeiro
Horários: Clínica de altinha às 11h; pula-pula de bola inflável e diversas brincadeiras do universo do futebol, das 9h às 17h
Descritivo: Apresentação de Letícia Silva, campeã brasileira de futebol freestyle que vai ministrar uma clínica de altinha. E diversas brincadeiras do universo do futebol.
Evento gratuito. Para mais informações acesse Museu do Futebol

Museu das Culturas Indígenas
Topônimos de Origens Indígenas Presentes na Cidade
Data: 25 de janeiro
Horário: das 10h às 12h
Entrada gratuita com retirada de ingresso no site

Pinacoteca de São Paulo
Pina Música – Oz Guarani e o Coral M´baraeté
Data: 25 de janeiro
Horário: Às 14h
Descritivo: Rap OZ Guarani, junto ao Coral M’baraeté, interpreta canções de resistência e fortalecimento da luta indígena por seus direitos.

Pinacoteca de São Paulo – Pinacoteca da Luz
Visita com curadoria | São Paulo e o Acervo
Data: 25 de janeiro
Horário: às 11h.
Ponto de encontro: octógono
Descritivo: O percurso, com cerca de 40 minutos, debate as estratégias que artistas de contextos diversos usaram para imaginar e representar o território, a paisagem e a cidade.
Evento gratuito. Para mais informações acesse site 

Museu das Favelas
Visita Educativa – A Favela merece um palácio!
Data: 25 de janeiro
Horário: às 14h
Descritivo: Através da musicalidade e corporeidade, a visita educativa propõe um itinerário nos arredores do Museu das Favelas (Campos Elíseos) resgatando das camadas do asfalto as memórias de Geraldo Filme e seus sambas impregnados de discursos sociais, étnicos, culturais e políticos que redesenham São Paulo como um território de expressões artísticas, políticas e religiosas, além de resistências negras.
Inscrições antecipadas no link
Evento gratuito. Para mais informações acesse Museu das Favelas

Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Mural em celebração aos 470 anos da cidade de São Paulo: Alex Hornest convida Andy Hope
Data: 25 de janeiro
Horário: às 11h
Evento gratuito. Para mais informações  

Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Lançamento do catálogo: Sergio Lucena – Na raiz do tempo, a matriz da cor
Data: 25 de janeiro
Horário: às 14h
Evento gratuito. Para mais informações  

Museu de Arte Sacra de São Paulo
São Paulo – cidade de entroncamentos
Data: 25 de janeiro
Horários: às 10h e às 14h30
Link para Inscrições: até 23 de janeiro, às 17 horas. O preenchimento deste formulário não garante a vaga. Verifique seu e-mail para confirmação de participação.

Museu de Arte Sacra de São Paulo
Exposição: ‘Santa Ana em São Paulo: devoção refletida na arte’ – Curadoria: conjunta entre as áreas museológica e educativa – Projeto Assemblage
Abertura: 24 de janeiro, às 15hs
Período: de 25 de janeiro a 28 de abril
Horários: De terça-feira a domingo, das 9h às 17h (entrada permitida até às 16h30)
Número de obras: 80
Entrada gratuita.

Teatro

Teatro Sérgio Cardoso
Frida Kahlo – Viva la Vida
Data: 25 de janeiro a 7 de março, às 19h (no dia 15 de fevereiro não haverá sessão)
Horário: às 19h
Endereço: R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) | Sympla
Duração: 55 minutos
Capacidade da Sala: 143 lugares + 6 espaços de cadeirantes

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Veja opções culturais no aniversário de 470 anos da cidade de São Paulo apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »