AtaNews Publicidade 728x90
23/01/2024 às 12h28min - Atualizada em 23/01/2024 às 12h28min

Captação de pulmão, fígado e rins em São Pedro mobiliza helicóptero da PRF e equipes de hospitais

São Pedro (SP) registrou a primeira captação de órgãos para transplante na cidade. A ação inédita ocorreu no centro cirúrgico do Hospital São Lucas para doação de pulmão, fígado e rins após diagnóstico da morte encefálica da paciente e entrevista com a família do doador dos órgãos.

G1
Prefeitura de São Pedro/Divulgação
Os três órgãos são de um mesmo doador. A operação envolveu o transporte de helicóptero da Polícia Rodoviária Federal e equipes de mais de 14 profissionais, médicos e equipe de logística, de três renomadas instituições: Incor/SP, Hospital-Base, de São José do Rio Preto, e a Organização de Procura de Órgãos (OPO), do Hospital das Clínicas, de Campinas (SP), que conduziu todo o processo.

O pulmão foi transportado de helicóptero para o Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas de São Paulo; os rins para a Unicamp, em Campinas (SP), e o fígado para o Hospital-Base, de São José do Rio Preto, ambos por meio de carros.

De acordo com informações da Prefeitura de São Pedro, outros 26 profissionais do Hospital São Lucas, entre equipe médica e de enfermagem, do centro cirúrgico e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), trabalharam nos últimos sete dias, do diagnóstico até a realização de todos os procedimentos e exames laboratoriais, dando suporte também na captação dos órgãos.

“Para que todo o processo tivesse sucesso, a atuação rápida da equipe, após diagnóstico do paciente, foi muito importante para a preservação dos órgãos. Mas nada seria possível sem a aceitação da família, que conseguiu transformar a dor da perda em esperança para outras pessoas que dependem do transplante para viver”, enfatiza Miriam de Souza Silva, administradora do Hospital São Lucas.

O médico Samuel Santos, da OPO/Hospital das Clínicas, responsável pelo procedimento de captação do pulmão, destacou a importância de todos os profissionais de São Pedro no sucesso da operação, que, além dos médicos e enfermeiros do hospital, contou também com o suporte do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e Departamento de Trânsito de São Pedro.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »