AtaNews Publicidade 728x90
22/01/2024 às 09h36min - Atualizada em 22/01/2024 às 22h45min

"Dengue: Desafios e Estratégias para o Controle da Doença na Saúde Pública"

O médico-veterinário é fundamental, principalmente no caso de doenças como a dengue, que envolvem esses três elementos da saúde

Daniela Nucci
Divulgação

A dengue é uma arbovirose séria que afeta o ser humano em todo o mundo. Os médicos-veterinários têm um papel importante na monitoração e análise dos indicadores epidemiológicos dessa doença. Além disso, é responsabilidade deles propor medidas de prevenção da dengue, chikungunya e zika, mesmo que não estejam vinculados ao Programa Nacional de Controle da Dengue.

A atuação dos médicos-veterinários engloba a promoção da saúde humana, animal e a preservação do meio ambiente, conforme consta na Constituição Federal e na lei de criação da Medicina Veterinária. As competências desses profissionais estão definidas na Lei Federal nº 5.517/1968.

A importância da Medicina Veterinária na saúde pública está na garantia da operacionalidade da vigilância veterinária em saúde. Essa área proporciona conhecimento e identificação de mudanças nos fatores determinantes do meio ambiente, que afetam a saúde humana. Com isso, é possível identificar medidas de prevenção, controle e minimização dos riscos ambientais associados a doenças e agravos à saúde. A Organização Mundial de Saúde e a Organização Mundial de Saúde Animal reconhecem a atuação da Medicina Veterinária como uma das únicas profissões que trabalham com populações, não apenas indivíduos.

É preocupante o surgimento de novas doenças anualmente, especialmente aquelas de origem animal e com capacidade de se espalhar geograficamente. A saúde única precisa abraçar sua abrangência para analisar e monitorar o agente causador da doença, desenvolvendo protocolos de prevenção para minimizar os casos e seus efeitos negativos. Essa abordagem pode resultar no controle e até extinção de endemias e epidemias.

Como profissional com conhecimento abrangente em saúde animal, humana e ambiental, o médico-veterinário é fundamental, principalmente no caso de doenças como a dengue, que envolvem esses três elementos da saúde única. O médico-veterinário é o elo que, pela sua visão geral e conhecimento, consegue tratar o problema como um todo, alcançando resultados mais rápidos e eficazes para a comunidade, região e país.

 

Francis Flosi é médico-veterinário, vice-presidente da Academia de Letras e diretor da Faculdade de Medicina Veterinária Qualittas


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »