AtaNews Publicidade 728x90
18/01/2024 às 11h23min - Atualizada em 19/01/2024 às 08h13min

Saiba como proteger a rede doméstica e como a sua senha interfere nisso

Reforçando a necessidade de senhas robustas para roteadores domésticos, a marca TP-Link apresenta dicas essenciais para proteger o seu Wi-Fi residencial

Alice Bezerra da Silva
www.tp-link.com.br
TP-Link
Saiba como proteger a rede doméstica e como a sua senha interfere nisso
Reforçando a necessidade de senhas robustas para roteadores domésticos, a marca TP-Link apresenta dicas essenciais para proteger o seu Wi-Fi residencial
 
A TP-Link, líder global em soluções de conectividade, alerta para a importância de manter senhas fortes para proteger sua rede doméstica contra ameaças cibernéticas. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitiu um importante alerta sobre a segurança de equipamentos de telecomunicação, destacando a vulnerabilidade dos roteadores domésticos. Senhas fracas podem abrir portas para invasões, colocando em risco a privacidade e a segurança dos usuários. A TP-Link oferece orientações para criar senhas inteligentes e seguras, ajudando os consumidores a fortalecer suas defesas online. Ao seguir essas dicas, você pode ajudar a proteger suas contas online e evitar ser hackeado.

Deixe de lado as senhas óbvias
As senhas mais fáceis de adivinhar são aquelas que são baseadas em informações pessoais, como datas de nascimento, nomes de familiares ou animais de estimação. É importante evitar essas senhas, pois são as primeiras que os hackers tentarão adivinhar.

Misture caracteres
Uma senha forte deve conter uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Isso torna mais difícil para os hackers adivinhá-la.

Use uma frase
Em vez de criar uma senha aleatória, você pode usar uma frase que seja fácil de lembrar. Por exemplo, “minhacasatemumaportaverde” é uma senha mais forte do que “123456”.

Não use a mesma senha para tudo
É importante usar senhas diferentes para cada conta online. Isso dificultará para os hackers, caso eles consigam adivinhar uma de suas senhas.

Use um gerenciador de senhas
Um gerenciador de senhas é uma ferramenta que pode ajudá-lo a criar e gerenciar senhas fortes para todas as suas contas.

Aqui estão algumas dicas adicionais para criar senhas inteligentes:
  • Use pelo menos 12 caracteres
  • Evite usar palavras comuns ou frases conhecidas
  • Não use números consecutivos ou sequências de letras
  • Não use caracteres especiais repetidos

Dica bônus: Procure um roteador com criptografia WPA3

Roteadores com a tecnologia WPA3 oferecem mais segurança pois impedem que um hacker faça várias tentativas de adivinhar sua senha. Após falhar uma vez, o pacote de dados interceptado não aceita novas tentativas, impossibilitando os ataques de “força bruta” e protegendo seus dados de invasores.

A importância da Anatel para a segurança dos usuários

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) desempenha um papel fundamental na segurança dos usuários, promovendo diretrizes essenciais para proteger sua experiência online. Uma das medidas cruciais que todos devem adotar é a alteração da senha do roteador ao configurar a internet fixa em casa. Roteadores muitas vezes vêm com senhas padrão facilmente decifráveis por potenciais invasores, tornando imperativo escolher combinações fortes de caracteres, incluindo letras, números e caracteres especiais, e evitar elementos comuns, como datas de aniversário de familiares.

Além disso, a proteção das contas pessoais em mídias sociais não deve ser negligenciada. Golpistas podem facilmente assumir o controle de perfis, colocando em risco informações pessoais e privacidade. Para evitar isso, é fundamental utilizar senhas robustas e implementar a autenticação de dois fatores sempre que possível.

Outra medida sábia para a segurança online é o uso de uma VPN (Rede Privada Virtual), especialmente em redes Wi-Fi públicas ou não confiáveis. Uma VPN criptografa os dados que trafegam por ela, impedindo que terceiros interceptem suas informações pessoais. Certifique-se de escolher um serviço de VPN confiável. Inclusive, quando se trata de proteger sua privacidade online, é fundamental ter cautela com os serviços de VPN gratuitos. Embora possa parecer tentador economizar dinheiro optando por uma VPN gratuita, esses serviços muitas vezes colocam o usuário em risco de ter sua privacidade e segurança comprometidas. A Anatel reconhece a importância dessas práticas para manter os usuários protegidos e incentivamos todos a seguirem essas diretrizes em prol de uma experiência online mais segura e tranquila.

Sobre a TP-Link
Fundada em 1996, a TP-Link é a empresa líder global em fornecimento de produtos de rede para consumidores residenciais e pequenas e médias empresas e citada pelo quarto ano consecutivo no Magic Quadrant Gartner. Também é classificada pelos analistas IDC como a número 1 do mundo em dispositivos Wi-Fi, levando produtos para bilhões de clientes, em mais de 170 países. Sempre à frente, investindo em Pesquisa e Desenvolvimento, produção eficiente e gerenciamento rigoroso de qualidade, a TP-Link fornece produtos de rede premiados como roteadores wireless, gateways cabo/DSL, adaptadores, repetidores de sinal e dispositivos domésticos inteligentes. Para clientes de pequenas e médias empresas, a TP-Link trabalha para fornecer as melhores soluções de redes corporativas, com switches e roteadores de alto desempenho. Saiba mais no Site.

Siga a TP-Link:
Facebook: tplinkbr
Instagram: @tplinkbrasil
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »