AtaNews Publicidade 728x90
18/01/2024 às 08h56min - Atualizada em 19/01/2024 às 07h54min

Cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais da Juventude Surda reúne autoridades em São Paulo

Evento reúne mais de 200 surdoatletas de todo o mundo em São Paulo

Confederação Brasileira de Desportos de Surdos
https://cbds.org.br/cbds
Lidiana Matos | CBDS

Na noite desta terça-feira, 16/1, aconteceu a cerimônia de abertura da 1ª edição dos Jogos Mundiais da Juventude Surda 2024, evento internacional realizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD) em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS)

 

Realizado na sede do Centro de Treinamento (CT) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo (SP), o evento reuniu autoridades e marcou um importante momento para o Surdodesporto que, neste ano, comemora o centenário da 1ª edição da Deaflympics, realizada na cidade de Paris, em 1924.   

 

Diana Kyosen, Yutaka Osugi e Paulo Vieira (Foto: Lidiana Matos | CBDS)


"Neste ano, além dos 100 anos da 1ª Deaflympics e do centenário do ICSD, a CBDS irá comemorar 40 anos e estamos muito felizes por ver o Surdodesporto brasileiro alinhado com os órgãos internacionais, e se destacando e sediando um evento internacional tão grandioso, como os Jogos Mundiais da Juventude Surda, em sua 1ª edição. Para sempre e daqui a 100 anos, a cidade e o estado de São Paulo e o Brasil serão lembrados por sediar a 1ª edição desse evento", destacou a presidente da CBDS, Diana Kyosen.

   

Durante a cerimônia, Diana Kyosen aproveitou ainda para parabenizar os surdoatletas e as confederações, além de agradecer aos parceiros da CBDS que estão fazendo a diferença em apoio ao Surdodesporto. 

 

Yohansson Nascimento, Julio César Ribeiro, Andrew Parsons, Diana Kyosen, Fábio de Araújo, Renato Junqueira e Marcos da Costa
(Foto: Lidiana Matos | CBDS)

 

"Agradeço a todas as confederações que participam deste evento, assim como os surdoatletas que formam a juventude do Surdodesporto mundial. E também agradeço ao presidente do CPB, Mizael Conrado, e ao vice-presidente Yohansson Nascimento, presente neste evento, grandes parceiros na luta por direitos iguais das pessoas com deficiência no esporte. Gratidão ao deputado Júlio Cesar, padrinho da CBDS, que vem defendendo a bandeira do desporto de surdos e que foi importante para a conquista do benefício da bolsa atleta para os surdos. Isso foi maravilhoso e agradecemos a ele pela conquista. De fato, esse é um passo muito importante para  uma vida. Do alto rendimento dos surdos. Mais de todos nós", declarou a presidente da CBDS em seu discurso.

 

Impossibilitado de participar do evento presencialmente, o presidente do ICSD, Dr. Adam Kosa, enviou uma mensagem em vídeo. "Queridos jovens atletas, vocês são o futuro! Há 100 anos, em 24 de agosto de 1924, o esportista surdo francês Eugéne Ruben-Alcais fundou o ICSD, com o apoio de 9 países, porque entendeu que ser surdo não é uma desvantagem. Que é possível alcançar resultados e ter sucesso, tornar-se um membro pleno da sociedade. Uma das melhores maneiras de fazer isso é através do esporte. Não há exceções, vantagens ou desvantagens no esporte. No esporte todos são iguais. O esporte internacional para surdos acredita no esporte justo e igualitário, há 100 anos. É muito importante para nós termos jovens atletas que, através do seu talento, diligência e empenho, possam provar ao futuro que o desporto surdo está vivo e continuará vivo! Nosso mundo está se abrindo cada vez mais para pessoas com deficiência, incluindo os surdos. Nós também devemos nos abrir a eles, para mostrar o nosso mundo e que ser surdo não é uma desvantagem. Mostre ao mundo o quão super você é! Desejo a todos um sucesso na competição e fico feliz que vocês possam fazer parte dos 1º Jogos Mundiais da Juventude Surda, nos 100 anos de história do ICSD, e isso pode acontecer, graças ao trabalho da CBDS. Viva o esporte surdo!"


A delegação brasileira (Foto: Lidiana Matos | CBDS)

 

Representando o ministro do Esporte, André Fufuca, o Secretário Nacional do Paradesporto, Fábio de Araújo, também prestigiou o evento. "É uma honra representar o Ministério do Esporte nessa competição histórica. Hoje celebramos um momento histórico que dá uma plataforma de visibilidade muito grande para o movimento Surdolímpico e para vocês atletas. Aproveitem esses jogos para que vocês possam fazer novas amizades e espalhar a magia do esporte como ferramenta de inclusão social. Desejo a todos vocês ótimos jogos e bora Brasil!"

 

O Secretário Nacional do Paradesporto, Fábio de Araújo (Foto: Lidiana Matos | CBDS)

 

Presente no evento, o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Andrew Parsons também lembrou o centenário da 1ª Deaflympics. "Esse é um muito especial para o movimento Surdolímpico porque a 1ª Surdolimpíada foi realizada em Paris, em 1924. Paris que irá sediar a próxima edição dos Jogos Paralímpicos deste ano. Como eu falei, são oportunidades que existem para que a gente possa oferecer à juventude oportunidades de inclusão, de esporte e de integração para que possam competirem por ouro, prata e bronze, mas o mais importante exercerem a sua cidadania e é nesse exercício da cidadania que os movimentos Paralímpico e Surdolímpico estão juntos através do esporte. Desejo a vocês, atletas jovens surdos do mundo todo que se divirtam e que disputem os Jogos da forma mais limpa, façam novos amigos, mas antes de tudo, exerçam aqui, e quando voltarem para suas casas, a cidadania. Vocês são muito importantes e  fazem parte do movimento esportivo internacional. Em nome do Comitê Paralímpico Internacional desejo a vocês boa sorte."

 

Andrew Parsons, Fábio de Araújo, Diana Kyosen, Renato Junqueira e Julio César Ribeiro (Foto: Lidiana Matos | CBDS)

 

O secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Renato Junqueira parabenizou a CBDS pela realização do evento. "É uma grande satisfação estar aqui nesse grande evento histórico para nosso país porque se trata da 1ª edição dos Jogos Mundiais da Juventude Surda. Sejam todos muito bem-vindos ao nosso Brasil. Enquanto gestor da administração pública fico muito feliz de participar deste evento porque é muito importante elaborar políticas públicas para a juventude. Além disso, o esporte traz dignidade, ensina princípios e valores que nós utilizaremos para toda a nossa vida, e que são fundamentais para a formação de um verdadeiro cidadão. 

 

Padrinho da CBDS, o deputado Federal Julio César Ribeiro destacou o trabalho de Diana Kyosen. "A CBDS tem uma presidente que é uma guerreira. Eu tive o prazer de conhecer a Diana em 2019, lutando pelo movimento dos surdos, e eu me apaixonei pela causa. Desde então começamos a lutar juntos na Câmara Federal para que a gente pudesse, cada vez mais, abrir espaços para desenvolver o surdodesporto do nosso país. Graças a Deus conseguimos incluir a bolsa atleta para os surdos e é muito gratificante estar aqui hoje." 

 

Diana Kyosen com a equipe do ICSD (Foto: Lidiana Matos | CBDS)


Presente no evento, o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SP), Marcos da Costa saudou os presentes. "Curtam bastante e aproveitem esses dias. Saibam que vocês são referência, não só para atletas mais como jovens, de uma forma geral, e muitos têm vocês como espelho da luta pela inclusão. Sejam todos muito bem-vindos à cidade de São Paulo."       

 

O presidente do Comitê Organizador (OC) do Mundial e vice-presidente da CBDS, Paulo Vieira destacou a importância do evento. "Estamos hoje no 1º Jogos Mundiais da Juventude Surda aqui no Brasil. Gostaria de agradecer imensamente ao Mário Pimentel, fundador da CBDS, uma referência em nossa comunidade que nos transfere a responsabilidade de continuar a luta pelos surdos, assim como vocês atletas também são referências para seus países e para seus antepassados. Também quero agradecer ao Mizael Conrado pelo apoio ao desporto de surdos, pelo imenso incentivo e preocupação com todos. Cada pessoa que está presente aqui também é muito importante para nós, preocupando-se, apoiando-nos em todo esse processo. Muito obrigado, estou muito feliz com todo esse auxílio."

 

Paulo Vieira aproveitou ainda para agradecer ao deputado Julio César, padrinho da CBDS, e Michelle Bolsonaro, madrinha do evento. "Muito obrigado pela incansável luta por nossa comunidade. Esse evento é a ressignificação para que não desistamos de lutar, e que vocês não parem, não desanimem, continuem levando esse sentimento para a valorização do esporte. Vocês são o futuro do nosso país. Muito obrigado e que Deus abençoe vocês!"

 

O vice-presidente do CPB, Yohansson Nascimento também prestigiou o evento. "Estou muito feliz de estar aqui no CPB junto com a comunidade de atletas surdos do Brasil e do mundo, sediando a 1ª edição dos Jogos Mundiais da Juventude Surda. Quero deixar meu abraço especial para a presidente da CBDS, Diana, que está fazendo um ótimo trabalho. Sempre falo que nosso Centro de Treinamento é a casa do Paradesporto do Brasil e nós queremos que vocês se sintam em casa e façam uma excelente competição."

 

O vice-presidente do ICSD, Yutaka Osugi, encerrou a cerimônia declarando a abertura oficial dos Jogos. 

 

Também prestigiaram o evento a vice-presidente da PANAMDES, Ana Lucia Lazaro; o fundador da CBDS, Mário Pimentel; a Cônsul de Imigração e Serviços Civis da Embaixada da África do Sul, Mangala MC; os representante da Embaixada de Taipei Chinesa, Chang Yung-Kuang e Lin Ching-Hsiu; o diretor do Departamento de Gestão do Esporte de Alto Rendimento do Município de São Paulo, Mario Maeda Junior; e o presidente do PL Jovem São Paulo, Adam Maamari, entre outras autoridades.

 

Jogos Mundiais da Juventude Surda

Mais de 220 jovens surdoatletas, com idade entre 14 e 18 anos, de 16 países (África do Sul; Alemanha; Áustria; Brasil; Cazaquistão; Chipre; Grécia; Hungria; Irlanda; Itália; Japão; Letônia; México; Polônia; Taipei Chinesa; e Venezuela), participam do torneio internacional e irão disputar 4 modalidades: Atletismo; Badminton; Basquete 3x3; e Natação. 

 

A delegação brasileira conta com 19 integrantes, sendo 11 surdoatletas e 8 membros de comissão técnica e delegados.  

 

Os jogos serão realizados no CT Paralímpico do CPB, entre os dias 17 e 19 de janeiro (confira a programação a seguir). No sábado, dia 20 de janeiro, serão realizados jogos amistosos entre as equipes e a cerimônia de encerramento. 

 

O CT Paralímpico do CPB, localizado na Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5, na Vila Guarani, em São Paulo - SP, próximo ao Metrô Jabaquara. 

 

Para a realização dos Jogos Mundiais da Juventude Surda 2024 a CBDS e o ICSD contam com o apoio do CPB e do ICOM-Libras.  


Confira os destaques do 1º dia

Nesta quarta-feira, 17/1, aconteceram as primeiras provas dos Jogos Mundiais da Juventude Surda 2024, evento internacional realizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD) em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS)

 

No Atletismo, a final masculina dos 100m ocorreu em finais A e final B. Os surdoatletas brasileiros correram na final B. Cristiano Gonçalves ficou em 12º e Charles Thomas em 13º lugar. Na final feminina dos 100m, Bianca Oliva terminou na 6ª colocação. 

 

Atletismo (Foto: Lidiana Matos | CBDS)


No Badminton, as brasileiras se enfrentaram 2 vezes. Na 1ª delas, Mariana Rodrigues venceu Sophia Gonçalves por 2 sets a 0. Já na 2ª, Sophia venceu Mariana por 2 sets a 1.

 

Amanhã as equipes voltam às quadras, com destaque para a final de duplas mista, às 15h20, entre Chia-Hsun Lin e An-Yu Hsiao (Taipei Chinesa) x Cauê Feitosa e Mariana Rodrigues (Brasil).

 

Badminton (Foto: Lidiana Matos | CBDS)


No Basquete 3x3, a Polônia venceu Taipei Chinesa por 21 x 2 e também venceu o Brasil por 21 x 0. A Itália venceu o Brasil por 20 x 2 e Taipei Chinesa por 21 x 3. 

Taipei Chinesa venceu a partida contra o Brasil por 21 x 2 e a Polônia venceu a Itália por 12 x 6. Amanhã, o Brasil enfrenta Taipei Chinesa, às 10h, a Polônia, às 13h e a Itália, às 16h.

 

Basquete (Foto: Lidiana Matos | CBDS)


Realizado na sede do Centro de Treinamento (CT) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo (SP), o evento reúne mais de 220 surdoatletas, com idade entre 14 e 18 anos, de 16 países (África do Sul; Alemanha; Áustria; Brasil; Cazaquistão; Chipre; Grécia; Hungria; Irlanda; Itália; Japão; Letônia; México; Polônia; Taipei Chinesa; e Venezuela), participam do torneio internacional e irão disputar 4 modalidades: Atletismo; Badminton; Basquete 3x3; e Natação. 

 

Voluntários (Foto: Lidiana Matos | CBDS)


O CT Paralímpico do CPB, localizado na Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5, na Vila Guarani, em São Paulo - SP, próximo ao Metrô Jabaquara. 

 

Para a realização dos Jogos Mundiais da Juventude Surda 2024 a CBDS e o ICSD contam com o apoio do CPB e do ICOM-Libras.  

 

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O ÁLBUM DE FOTOS 

 

Confira a programação - 5ª-feira - 18/01

Atletismo

10h00 - Semifinal 200m (masculino)

10h15 - Semifinal 200m (feminino)

12h00 -  Final 200m (masculino)

12h15 - Final 200m (feminino)

 

Badminton 

Semifinal Simples Masculino

10h00 - Markos Savvides (Chipre) x Juan Le Rose (Áustria)

11h00 - Cauê Feitosa (Brasil) x Chia-Hsun Lin (Taipei Chinesa)

 

3º e 4º lugar

13h30 - a definir

 

Final Simples Feminino

14h00 - An-Yu Hsiao (Taipei Chinesa) x Mariana Borges (Brasil)

 

Final Simples Masculino

14h30 - a definir

 

Final Dupla Mista

15h00 - Chia-Hsun Lin / An-Yu Hsiao (Taipei Chinesa) x Cauê Feitosa / /Mariana Borges (Brasil)

 

Basquete

10h00 - Taipei Chinesa x Brasil 

10h30 - Itália x Polônia 

13h00 - Brasil x Polônia
13h30 - Taipei Chinesa x Itália 

16h00 - Itália x Brasil 

16h30 - Polônia x Taipei Chinesa 

 

Natação
Das 9h00 às 19h00 - Provas de Natação

 

Geral

12h às 14h - Encontro cultural de língua de sinais internacionais 

19h15 às 20h25 - Workshops

Para conferir a programação acesse o Instagram da CBDS Brasil.



 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »