AtaNews Publicidade 728x90
17/01/2024 às 17h48min - Atualizada em 18/01/2024 às 04h55min

Equilíbrio financeiro para o ano novo: planejando metas realistas para uma vida financeira saudável

Criação de fundo de emergência é alternativa para os 72% dos brasileiros que não possuem reservas para imprevistos

Bianca de Oliveira
Banco de imagens

São Paulo, janeiro de 2024 - Com a chegada do ano novo, muitas pessoas estão avaliando suas metas e desejos para os próximos meses e entre as principais resoluções, a busca por uma vida mais equilibrada financeiramente desponta como uma prioridade. Estabelecer objetivos financeiros alcançáveis é fundamental para trilhar o caminho do sucesso e do equilíbrio.

Segundo uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a criação de um fundo de emergência é uma meta que ganha relevância, visto que 72% dos brasileiros não possuem reservas financeiras para situações imprevistas. Especialistas sugerem metas tangíveis, como estabelecer um plano de poupança mensal e reavaliar despesas recorrentes em busca de economias. Além disso, a negociação de dívidas pode ser uma estratégia eficaz para iniciar o ano com as finanças em ordem. 

Exemplos práticos de metas financeiras:

  • Fundo de emergência: De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apenas 20% dos brasileiros conseguem guardar dinheiro regularmente. Estabelecer uma reserva financeira para imprevistos é crucial. Definir um montante mensal a ser poupado pode ser um ponto de partida.
  • Plano de poupança: Dados do Banco Central indicam que a poupança é a forma mais comum de investimento no Brasil. Criar um plano de poupança mensal para objetivos específicos, como viagens, estudos ou aquisição de bens duráveis, pode proporcionar disciplina financeira e ajudar na realização de sonhos.
  • Reavaliação de despesas: Segundo levantamento da plataforma de educação financeira Meu Bolso Feliz, cerca de 60% dos brasileiros não fazem um controle efetivo de suas despesas. Identificar e cortar despesas desnecessárias é uma maneira eficiente de equilibrar o orçamento.
  • Negociação de dívidas: A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) aponta que o número de brasileiros com dívidas em atraso é significativo. Encarar e negociar dívidas em aberto é fundamental para retomar o controle financeiro.

Luiz Garcia, CEO da QuiteJá, empresa de renegociação de dívidas, destaca que a chave para o sucesso dessas metas está na consistência e na adaptação contínua. A mudança de hábitos financeiros requer tempo e dedicação, mas os benefícios de uma vida financeira equilibrada são recompensadores.

“Ao se comprometer com metas realistas e implementar estratégias práticas, é possível iniciar o ano novo com um plano sólido para alcançar estabilidade financeira e construir um futuro mais seguro. A busca pelo equilíbrio financeiro não só impacta positivamente as finanças pessoais, mas também contribui para um bem-estar geral ao longo do ano”, finaliza Garcia. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »