AtaNews Publicidade 728x90
15/01/2024 às 16h47min - Atualizada em 16/01/2024 às 14h48min

Veganismo x Vegetarianismo: qual a diferença?

Driele Cavalcanti, professora de Nutrição da Universidade Anhembi Morumbi, aborda as principais dúvidas destas opções nutricionais 

Assessoria
Assessoria
Assessoria

São Paulo, janeiro de 2024 - Nos últimos anos, o veganismo e o vegetarianismo ganharam destaque como estilos de vida e escolhas dietéticas. Embora ambos envolvam a exclusão de carne da dieta, há diferenças cruciais a serem observadas, juntamente com dicas nutricionais importantes para uma alimentação equilibrada. Driele Cavalcanti, professora de nutrição na Universidade Anhembi Morumbi, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, explica a diferença entre os métodos e indica uma receita vegana saborosa para inspirar suas refeições.
 

 “O indivíduo vegetariano pode ou não excluir todos os alimentos de origem animal, não é uma regra que eles consumam queijos/ovos, porque há o vegetariano estrito. O que difere um indivíduo vegetariano de um vegano na verdade é a extensão desse estilo de vida, quando transcende a alimentação e essas preocupações em consumir itens que envolvam sofrimento animal passam a ser também sobre serviços/produtos que não são alimentos”, explica. Já os veganos vão além. A docente diz que, “eliminam-se todos os produtos de origem animal de sua dieta, incluindo carne, laticínios, ovos, mel e qualquer alimento que contenha ingredientes de origem animal, como gelatina”. O veganismo é uma filosofia de vida que se estende além da alimentação, buscando minimizar o uso de produtos de origem animal em todas as áreas da vida, incluindo vestuário e cosméticos.
 

Para ambas as escolhas, a nutrição adequada é fundamental. Aqui estão dicas da docente para manter uma dieta saudável:
 

Para vegetarianos:

  • Garanta uma ingestão adequada de proteínas a partir de fontes vegetais, como leguminosas, tofu, nozes e sementes.
  • Varie suas fontes de cálcio, incluindo produtos lácteos, vegetais de folhas verdes, tofu e leites vegetais fortificados.
  • Mantenha um equilíbrio de vitaminas e minerais, como ferro e vitamina B12, que podem ser obtidos de alimentos de origem animal ou suplementos.

Para veganos:

  • Planeje suas refeições para assegurar uma ingestão suficiente de proteína a partir de leguminosas, grãos inteiros, nozes e sementes.
  • Considere a suplementação de vitamina B12, uma vitamina que é escassa em fontes vegetais.
  • Obtenha cálcio de fontes como vegetais de folhas verdes, tofu enriquecido e leites vegetais fortificados.

Anote uma receita vegana deliciosa, para variar o paladar:

Receita Vegana

Divulgação

Curry de Grão-de-Bico

Ingredientes:

- 2 latas de grão-de-bico, escorridas e enxaguadas. Você também pode fazer a receita utilizando 330 gramas do grão de bico tradicional. 

- 1 cebola grande, picada

- 3 dentes de alho, picados

- 1 colher de sopa de azeite de oliva

- 1 colher de sopa de curry em pó

- 1 colher de chá de açafrão

- 1 colher de chá de cominho em pó

- 1 colher de chá de gengibre ralado

- 1 lata de tomates picados

- 1 lata de leite de coco

- Sal e pimenta a gosto

- Coentro fresco para decorar

 

Modo de preparo:

1. Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem dourados.

2. Adicione o curry em pó, açafrão, cominho e gengibre. Mexa por alguns minutos para liberar os aromas.

3. Acrescente os tomates picados e cozinhe por mais 5 minutos.

4. Adicione o grão-de-bico escorrido, o leite de coco, o sal e a pimenta. Cozinhe em fogo médio-baixo por cerca de 15-20 minutos, mexendo ocasionalmente.

5. Sirva quente, decorado com coentro fresco, acompanhado de arroz ou pão.
 

“Esta refeição vegana é uma explosão de sabores e uma opção nutritiva que mostra que a culinária baseada em plantas pode ser ao mesmo tempo saudável e deliciosa. Independentemente de ser vegano ou vegetariano é essencial planejar a dieta de forma consciente para garantir que a alimentação atenda a todas as necessidades nutricionais”, finaliza Driele.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »