AtaNews Publicidade 728x90
15/01/2024 às 16h28min - Atualizada em 16/01/2024 às 06h56min

Acne e Verão: Especialista traz dicas para lidar com assunto

Durante a temporada é comum que a acne se torne mais intensa, afetando especialmente a autoestima dos adolescentes

Twostar Comunicação
Foto Pixabay

O verão, estação mais quente e esperada do ano, traz não somente dias de lazer e diversão, mas também desafios para a saúde da pele, especialmente quando se trata de acne. No caso dos adolescentes que convivem com espinhas e cravos, pode ainda afetar a autoestima e, por isso, os cuidados devem ser redobrados. Kethelyn da Silva, de 14 anos, relata que as espinhas causam desconforto. “Já deixei de sair ou senti vergonha porque estava com o rosto muito inflamado, apliquei filtros em fotos pois não estava com confortável com minha aparência”. Segundo a Dra Camila Mendes, biomédica esteta, o aumento da atividade das glândulas sebáceas, combinado com o calor, umidade e transpiração, pode intensificar a produção de sebo, aumentando o aparecimento de acne.

Nessa temporada também é comum que muitas pessoas recorram ao sol como um tratamento improvisado para espinhas. A Dra Mendes alerta que, apesar dos efeitos anti-inflamatórios iniciais, a exposição prolongada e sem proteção contra os raios solares pode agravar a acne a longo prazo. "A exposição excessiva ao sol pode resultar no espessamento da pele e no aumento da produção de sebo, piorando o problema", esclarece.

Escolher os produtos adequados é outro ponto importante, a especialista sugere evitar o uso de protetores solares oleosos, pois podem agravar a acne existente. Em vez disso, opte por um produto livre de óleo com fator de proteção solar (FPS) de pelo menos 50.

Além disso, a alimentação é outro fator crucial, o consumo excessivo de alimentos gordurosos e açucarados, comuns durante o verão, pode aumentar a produção de sebo e inflamações, agravando o problema. Portanto, uma dieta equilibrada, rica em nutrientes e com baixa quantidade de alimentos processados é essencial.

A limpeza da pele é outro aspecto considerável, a especialista sugere o uso de um sabonete suave e não comedogênico (produtos que possuem em sua fórmula ingredientes menos oleosos e que têm a textura mais leve) para lavar o rosto duas vezes ao dia. Além disso, ela orienta que a hidratação seja leve, preferencialmente com produtos em gel ou loção, e que a esfoliação seja suave.

No caso de pessoas com pele oleosa, é recomendado cuidados adicionais para controlar a produção de sebo, como o uso de tônicos adstringentes e produtos contendo ácido salicílico ou glicólico. Já para quem tem pele seca, a melhor alternativa são produtos suaves e hidratantes ricos em ingredientes como ácido hialurônico e ceramidas. E para aqueles que têm pele mista, é importante equilibrar a hidratação entre as áreas oleosas e secas.

Por fim, a Dra. Camila Mendes destaca que cada pessoa reage de forma única a produtos e ingredientes. Portanto, é fundamental buscar a orientação de um profissional para obter recomendações personalizadas. Seguindo uma rotina de cuidados adequada e mantendo uma alimentação saudável, é possível desfrutar do verão com uma pele mais saudável e livre de acne.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »