AtaNews Publicidade 728x90
15/01/2024 às 15h18min - Atualizada em 16/01/2024 às 06h54min

Verão convida a redobrar os cuidados com a saúde

Dias mais quentes pedem atenção reforçada com o bem-estar para curtir a estação mais solar do ano

Viviane Melém
https://www.sabin.com.br
Divulgação
Verão convida a redobrar os cuidados com a saúde

Dias mais quentes pedem atenção reforçada com o bem-estar para curtir a estação mais solar do ano

 

Janeiro, 2024. Dias ensolarados e as tão aguardadas férias, andam juntos com o verão e o início de mais um ano, mas a atenção redobrada com a saúde não pode ficar de fora para quem quer aproveitar ao máximo. A estação mais quente do ano oferece momentos de lazer e descontração, mas é importante ficar atento aos cuidados gerais com a saúde e preservar o bem-estar, seja para quem vai ficar em casa descansando ou os que querem aproveitar para viajar e curtir um lugar novo.

O checklist de cuidados para o período, começa pelo cuidado com a alimentação. Mesmo com muitas delícias para se provar no final de ano, é importante procurar consumir produtos mais saudáveis tomando cuidado com a conservação, manuseio e preparo dos alimentos. Mantenha-se bem hidratado tomando água mesmo sem ter sede, tópicos que ajudam a enfrentar o sol e o calor típicos dessa época.

“Tudo passa por uma boa alimentação e hidratação adequada. No verão, é comum que as pessoas se exponham mais ao sol e participem de atividades ao ar livre, o que requer uma atenção especial à nutrição. Optar por frutas, verduras e legumes frescos é um passo crucial para aproveitar o verão com saúde e energia”, explica o doutor Leonardo Demambre Abreu, coordenador médico da Amparo Saúde, do Grupo Sabin.

Seguindo nessa linha, também não custa nada passar o protetor solar antes de pegar aquele bronze, evite a exposição ao sol no período entre 10h e 16h e priorize a utilização de roupas leves. A proteção da pele contra os efeitos nocivos dos raios ultravioleta minimiza os efeitos da exposição direta ao sol, principalmente para prevenir queimaduras, riscos de câncer de pele e envelhecimento precoce. Além disso, ter esse cuidado ainda evita a vermelhidão na pele favorecendo o tão desejado bronzeado.

“Os danos causados pela exposição solar inadequada podem ser irreversíveis. Portanto, incorporar o hábito de aplicar protetor solar regularmente e adotar roupas adequadas são medidas simples, mas essenciais, para evitar problemas dermatológicos”, explica dr. Leonardo.

Atenção especial com as pessoas mais suscetíveis ao calor como é o caso de bebês e crianças, idosos, especialmente cardíacos e com pressão alta, pessoas doentes acamadas, portadores de doenças crônicas (Cardiovasculares, respiratórias, mentais, renais, diabetes e alcoolismo).

Na hora de planejar o roteiro, uma parte essencial dos preparativos é conferir junto com seu médico se o calendário vacinal está em dia. Isso vale para evitar contratempos na hora de visitar paísesque requerem imunização contra a febre amarela e também para outras infecções preveníveis por vacinas.

Esse cuidado serve para a proteção individual e coletiva, já que a vacinação ainda ajuda no combate à propagação de doenças contagiosas. Ou seja, os aspectos positivos são incontáveis. Atualmente já existem inúmeras vacinas que protegem contra dengue, sarampo, coqueluche, hepatite, meningite e covid-19, então o cuidado nunca é demais.

“As férias são momentos de lazer e descontração, não vale a pena colocar os planos em risco por ter deixado de se vacinar antes. Vale reforçar também que ter o calendário vacinal é importante até mesmo se for ficar em casa”, finaliza o coordenador médico da Amparo Saúde.

 

Sobre o Grupo Sabin | Referência em saúde, destaque em gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.     

Presente em 15 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente e atende mais de 6,5 milhões de clientes ao ano em 350 unidades distribuídas de norte a sul do país.       

O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra um portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo.  Além disso, contempla também serviços de atenção primária, contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, com a Amparo Saúde, e a plataforma integradora de serviços de saúde - Rita Saúde - solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.      

Para conhecer mais sobre o Grupo Sabin, acesse o site da companhia  

No LinkedIn da empresa também é possível conferir todas as novidades.  

Para mais informações à imprensa | FSB Comunicação   

Juliete Lino | [email protected]
(11) 97993-5429 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »