AtaNews Publicidade 728x90
15/01/2024 às 13h40min - Atualizada em 16/01/2024 às 05h29min

Estudantes mineiros se destacam em olimpíadas de conhecimento em 2023

Conquistas foram na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), Grande Olimpíada Acadêmica (GOA), Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), OBMEP Mirim e Canguru

Maria Avelar
www.coleguium.com.br
Ernesto Dayrell
Cerca de mil alunos do Coleguium Rede de Ensino conquistaram bons resultados em sete olimpíadas de conhecimento em 2023. Os destaques foram obtidos pelos estudantes na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), Grande Olimpíada Acadêmica (GOA), Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), OBMEP Mirim e Canguru.

Na OBA –que é uma competição nacional realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB)–, 31 alunos do Coleguium foram premiados em três segmentos: Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio. A olimpíada, da qual participam estudantes em todo o território nacional e no exterior, tem como principais objetivos fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins e promover a difusão dos conhecimentos básicos, de uma forma lúdica e cooperativa, entre alunos e professores, além de mantê-los atualizados.

A edição 2023 da ONC, destinada a estudantes do Ensino Médio e Ensino Fundamental (anos finais), premiou oito alunos do Coleguium nos dois segmentos. A competição integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização da Sociedade Brasileira de Física (SBF),  Associação Brasileira de Química (ABQ), Instituto Butantan, Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a partir de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Na GOA 2023, organizada pelo grupo Salta Educação entre 25 mil estudantes brasileiros, os alunos do Coleguium obtiveram 580 premiações no Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Os objetivos da competição são valorizar o estudo e a excelência acadêmica, proporcionar uma maior mentalidade de crescimento pessoal e possibilitar desenvolvimento mais aprofundamento em áreas específicas do conhecimento.

Na Olimpíada Mineira de Química (OMQ), competição estadual que integra a OBQ, o estudante Gabriel de Souza Oliveira, aluno da 2ª série do Ensino Médio do Coleguium, conquistou a medalha de prata em 2023. Ele foi um dos mineiros selecionados para a edição nacional, na qual recebeu menção honrosa.

No Concurso Canguru de Matemática, uma competição internacional com o objetivo de mostrar aos estudantes que a matemática pode ser interessante, útil e mesmo divertida, os alunos Coleguium conquistaram 239 premiações. Já na OBMEP e OBMEP Mirim, ambas realizadas pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e  Aplicada (IMPA), com apoio da B3 Social e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), os alunos do Coleguium receberam 197 premiações ao todo.

De acordo com o supervisor de Olimpíadas Científicas do Coleguium, Davi de Souza Marques, as olimpíadas do conhecimento no Brasil são eventos educacionais que visam estimular o desenvolvimento intelectual dos estudantes, além de promover o aprofundamento nos estudos e a aplicação prática do aprendizado de sala de aula. "Essas competições vão além da avaliação de habilidades acadêmicas; elas proporcionam um ambiente desafiador, que estimula o pensamento crítico, a resolução de problemas e a criatividade", afirma.

Segundo ele, as competições promovem a curiosidade e reforçam conhecimentos que ajudam os estudantes a se prepararem para os desafios do século 21. "Ao incentivar a participação de nossos alunos nessas iniciativas, reafirmamos nosso compromisso de oferecer uma escola focada no desenvolvimento de habilidades de vida, além de excelente formação acadêmica", ressalta.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »