AtaNews Publicidade 728x90
15/01/2024 às 14h00min - Atualizada em 15/01/2024 às 14h00min

Novo robô humanoide da NASA está sendo testado nos Estados Unidos

O Valkyrie foi projetado para auxiliar os humanos em situações de emergência e em ambientes hostis

History
GEESEMAN/DIVULGAÇÃO
A NASA anunciou que seu novo robô humanoide, batizado de Valkyrie, entrou na fase final de testes. Ele tem 1,88 metro de altura, pesa 136 kg e foi criado em pouco mais de um ano, incluindo seu design e desenvolvimento de hardware e software com os quais opera. O equipamento pode ser controlado por meio de um visor de realidade virtual, com uma perspectiva em primeira pessoa.

Missões espaciais
Após ter sido apresentado em 2013, o robô foi aperfeiçoado pelos pesquisadores da NASA. As mãos foram modificadas para aumentar a confiabilidade e durabilidade, o tornozelo foi redesenhado para melhorar o desempenho e os sensores foram atualizados para aumentar a capacidade de percepção. O novo robô está sendo testado no Centro Espacial Johnson em Houston, nos Estados Unidos. Seu nome, Valkyrie, é uma homenagem às valquírias, figuras da mitologia nórdica. 

Robô Valkyrie (Imagem: NASA/Divulgação)
O Valkyrie foi projetado para auxiliar os humanos em situações de emergência e em ambientes hostis, como possíveis desastres naturais. Mas, a NASA também vê um grande potencial nesse projeto para realizar tarefas em missões espaciais. "Não estamos tentando substituir as tripulações humanas, estamos apenas tentando tirar o trabalho chato, sujo e perigoso das mãos deles para permitir que se concentrem nas atividades de nível mais alto”, disse Shaun Azimi, líder da equipe de robótica ágil da agência espacial.

"O que é realmente legal agora é que você coloca este visor de realidade virtual, tem seus controladores manuais e vê através de seus olhos. E como é um humanoide, esta é uma das vantagens. Todos entendemos como um ser humano deve se mover. Isso torna muito mais fácil a teleoperação", afirmou Evan Laske, subdiretor da equipe de robótica ágil da agência espacial.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »