AtaNews Publicidade 728x90
15/01/2024 às 13h32min - Atualizada em 15/01/2024 às 13h32min

Araçatuba registra 30 picadas por escorpião nas duas primeiras semanas de janeiro; veja ações de combate

Dado preocupa as autoridades, que intensificaram as ações de combate na Zona Sul e Leste da cidade. Em 2023, 1.525 pessoas foram picadas, uma média de mais de quatro casos por dia.

Assessoria de imprensa
A Secretaria de Saúde registrou 30 acidentes com escorpião, o que equivale a três picadas por dia, nas duas primeiras semanas de janeiro em Araçatuba (SP). O dado preocupa as autoridades, que intensificaram as ações de combate.
Para conter o avanço da proliferação do escorpião estão centralizadas na Zona Leste e Sul da cidade, nos bairros Claudionor Cinti, Jussara e Umuarama, onde foi registrado o maior número de acidentes.

O principal problema enfrentado, conforme a Saúde, é que os moradores usam inseticidas para combater o escorpião, o que causa o efeito contrário. Isso porque não existe produto com eficácia comprovada e o uso do veneno pode até aumentar o risco de acidentes.

Até 12 de janeiro, a prefeitura contabilizou 30 acidentes, sem mortes. Em 2023, 1.525 pessoas foram picadas, uma média de mais de quatro casos por dia.

Os meses que mais registraram casos foram outubro e novembro, com 198 e 177 pessoas picadas respectivamente. Ao contrário, junho e dezembro foram os que somaram menos casos, com 96 picadas em cada mês. No ano passado, Araçatuba não contabilizou mortes.
O que fazer em caso de picada por escorpião?

A recomendação é que em caso de picada de escorpião ou qualquer outro animal peçonhento, a pessoa deve higienizar o local com água e sabão e, depois, ir até a Santa Casa de Araçatuba, único lugar que pode fornecer o soro antiescorpiônico.

Os sintomas podem ir de dor local e dormência a salivação, vômito, fraqueza, convulsões, batimentos do coração lento, dificuldade respiratória e choque.

Ações de combate
  • Conservar o quintal limpo;
  • Não acumular entulho ou restos de obra dentro de casa;
  • Evitar deixar sapatos embaixo de móveis;
  • Estar atento à parte interna das cortinas;
  • Fechas os ralos e eliminar as baratas, que servem de alimento para os escorpiões.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »