AtaNews Publicidade 728x90
12/01/2024 às 12h16min - Atualizada em 12/01/2024 às 16h27min

SMS promove programação voltada à saúde de pessoas trans

Atividades marcam Dia da Visibilidade Trans e aniversário de um ano do primeiro ambulatório especializado no atendimento a esse público na capital

Sophia Olegario Neves Pacheco
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=360434&
Arquivo Pessoal

Ao longo deste mês, a Área Técnica de Saúde Integral da População LGBTIA+ da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove uma série de atividades voltadas a travestis e transexuais. A programação marca o aniversário de um ano da inauguração do Centro de Referência de Saúde Integral para a População de Travestis e Transexuais (CR POP TT) Janaína Lima, além do Dia Nacional da Visibilidade Trans, no próximo dia 29.

Os eventos serão realizados no próprio CR POP TT Janaína Lima. Inaugurado em 11 de janeiro de 2023, o serviço, localizado no Bom Retiro (região central), é o primeiro ambulatório de especialidades voltado à população travesti e transexual na capital. A capacidade mensal de atendimento é de 1.700 consultas, tanto para as especialidades médicas como para a equipe multiprofissional. Ao longo deste primeiro ano de funcionamento, foram realizados 6.400 atendimentos no CR POP TT.

A unidade oferece, entre outros serviços, hormonização para adolescentes a partir dos 16 anos de idade, apoio psicossocial a familiares de crianças e adolescentes com variabilidade de gênero, acolhimento em saúde mental (oficinas e grupos terapêuticos), pré-natal, abordagem para possíveis complicações causadas após implante de silicone industrial, acompanhamento de pessoas intersexo, atendimentos a complicações cirúrgicas de afirmação de gênero e endocrinopatias de base afetadas pelo uso de hormônios.

“A criação deste serviço é um marco na oferta em saúde para a população travesti e transexual na cidade de São Paulo e também no país, além de contribuir para a visibilização das questões que afetam esse público”, comenta a coordenadora da Área Técnica de Saúde Integral da População LGBTIA+, Tânia Regina Correa de Souza.

Rede Sampa Trans

Além do CR POP TT Janaína Lima, a rede Sampa Trans da SMS conta ainda com 44 unidades de saúde com equipes capacitadas para o acompanhamento em afirmação de gênero, que em 2023 acompanhou mais de cinco mil pessoas.

Vale lembrar que a porta de entrada da população para a Rede de Atenção à Saúde (RAS) são as 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). É a partir delas que as pessoas transgênero com demandas específicas são encaminhadas à rede Sampa Trans.

Programação

Veja a seguir a programação comemorativa de um ano do Centro de Referência de Saúde Integral para a População de Travestis e Transexuais Janaína Lima e do Dia da Visibilidade Trans.

Dia 12, das 9h às 12h – “Falando sobre visibilidade trans”, com Harllen Oliveira (psicólegue não binárie) e Virginia Azevedo (fonoaudióloga)

Dia 17, das 17h às 19h – Roda de Conversa “A visibilidade trans em ação”, com Carlota (mulher trans e ativista) e Harllen Oliveira (psicólegue não binárie) e Bernardo Sensato (homem trans, psicólogo)

Dia 19, das 16h às 19h – Cine Trans, com “A história de Brenda Lee”

De 22 a 27 – Campanha Sorriso Trans, com atendimento em saúde bucal das pessoas usuárias do CR POP TT em parceria com o Centro de Cuidados Odontológicos (CEO).

Dia 29, das 17h às 20h – Sarau da Diversidade, com apresentações culturais dos usuários do CR POP TT e lançamento da campanha da SMS “Como você quer que eu te chame?”

O CR POP TT Janaína Lima está localizado na rua Jaraguá, 866, no Bom Retiro.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »