AtaNews Publicidade 728x90
11/01/2024 às 11h10min - Atualizada em 11/01/2024 às 11h10min

Araçatuba ganha mais de 370 investimentos no setor de beleza

Assessoria de Imprensa da PMA
Reprodução/PMA
Em 2023, Araçatuba vivenciou um avanço no seu crescimento econômico, com destaque especial para o setor de beleza. Este campo foi responsável pela inauguração de 379 novos empreendimentos entre janeiro e novembro, consolidando-se como um vetor do desenvolvimento econômico da cidade. Essa crescente tendência no mercado de beleza não apenas sublinha o espírito empreendedor local, mas também revela oportunidades distribuídas por diversos bairros, refletindo um potencial diversificado e abundante por toda Araçatuba.

Os dados coletados pela Plataforma Observatório Econômico, da Prefeitura Municipal de Araçatuba, e operacionalizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho, derivam de informações da Receita Federal do Brasil. Eles revelam um cenário promissor para o setor de serviços na cidade.

Especificamente, o setor de serviços, em seu espectro mais amplo, foi um propulsor significativo de empregos em Araçatuba. Entre janeiro e novembro de 2023, houve a criação de 1.538 novos postos de trabalho, representando um incremento de 11,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Dentro deste setor, o segmento de beleza emerge como uma área de destaque, em especial, para abertura de novos negócios, contribuindo notavelmente para esse crescimento. Adicionalmente, um aumento de 8,8% no Índice de Potencial de Consumo (IPC) para o segmento de higiene e cuidados pessoais em 2023, atingindo R$ 235,2 milhões, reforça a importância e o dinamismo deste setor na economia local.

EMPREENDEDORISMO
Ao analisar as novas empresas inauguradas em Araçatuba de janeiro a novembro de 2023, verifica-se um padrão de crescimento em diversas áreas do setor de beleza. Predominantemente, atividades como cabeleireiros, manicures e pedicures lideraram essa expansão, com a abertura de 211 novos estabelecimentos. 

Seguido por isso, o segmento de estética e outros serviços de cuidados com a beleza também teve uma presença significativa, adicionando 115 novas empresas ao mercado. Além disso, o comércio varejista de cosméticos e produtos de perfumaria solidificou sua posição, com a inauguração de 52 novas lojas.

Interessante notar que, apesar de um ligeiro declínio de 9,8% nas aberturas de estabelecimentos de cabeleireiros, manicures e pedicures em comparação ao mesmo período de 2022, o setor de estética e outros serviços de cuidados com a beleza experimentou uma expansão de 3,0%. 

Por sua vez, a atividade de comércio varejista de cosméticos e produtos de perfumaria manteve sua estabilidade no mercado. Esses números refletem a diversidade e o dinamismo inerentes ao setor de beleza de Araçatuba, sublinhando a sua capacidade de adaptação e evolução constante.

O perfil das empresas abertas revela um panorama encorajador para pequenos negócios. Com 272 Microempreendedores Individuais (MEIs) e 107 empresas de maior porte, incluindo Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), fica claro que o mercado de beleza de Araçatuba é acessível a empreendedores de diferentes escalas.

A distribuição geográfica dos novos negócios no setor de beleza em Araçatuba revela uma ampla dispersão por toda a cidade, refletindo um desenvolvimento equilibrado e acessível. O bairro Umuarama destaca-se como o principal polo, acolhendo 35 novas empresas. Em seguida, o Centro da cidade também se mostra como um núcleo importante, com a abertura de 16 estabelecimentos. 

Os bairros Conjunto Habitacional Hilda Mandarino e Morada dos Nobres acompanham essa tendência, cada um com 10 novos negócios. Outras áreas significativas incluem o Conjunto Habitacional Dr. Antônio Villela Silva, Esplanada e Jardim Nova Yorque, todos com oito unidades cada, entre outros bairros.

O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, expressa sua satisfação com estes desenvolvimentos. "Os resultados que observamos são a concretização de uma administração comprometida com o crescimento econômico sustentável e a criação de oportunidades para todos. É extremamente gratificante testemunhar o florescimento do setor de beleza, um motor de prosperidade e geração de empregos em nossa cidade."

Por sua vez, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Laerte Rocha, ressalta a criação de vagas de trabalho. “O dinâmico e promissor mercado de beleza em Araçatuba serve como um exemplo de como setores em expansão podem dinamizar a economia local. Ele oferece inúmeras oportunidades de emprego e empreendedorismo, desempenhando um papel vital no progresso econômico do município."
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »