AtaNews Publicidade 728x90
10/01/2024 às 15h42min - Atualizada em 11/01/2024 às 08h31min

Gastronomia muito além do chef de cozinha 

*Por Pedro Gustavo Sponton Campana Inojosa 

Unisa
Divulgação

A profissão que atrai pelo glamour, ao longo dos anos evoluiu para novos segmentos e conquistou espaço em várias indústrias, como a supermercadista, não apenas nas áreas de rotisserie, dedicadas aos pratos prontos e sobremesas, mas em criar novas experiências aos consumidores com cursos e a oferta de receitas mais sofisticadas. No entretenimento, o segmento náutico, os cruzeiros marítimos apresentam cada vez mais opções de restaurantes temáticos. O cuidado nas refeições também está nos hospitais e nos ares nos serviços de bordo dos aviões.  

A habilidade no preparo de alimentos aliado ao estudo pode permitir uma carreira promissora, ainda que fora das colunas sociais e do universo das celebridades, o curso de Gastronomia, por exemplo, pode ser o ingresso para a atuação profissional em centros gastronômicos, que agregam restaurantes, bares, cafeterias dentre outros estabelecimentos. A profissão pode levar, ainda, para atuar em embaixadas e consulados, assim como setor hoteleiro, parques temáticos, aquáticos ou até mesmo em uma grande indústria alimentícia.  

Entidades de ensino e Universidades buscam ampliar o conhecimento de alunos na área por meio da graduação, que prepara o aluno para atuar no mercado, mas também para empreender. Hoje se observa que muitos alunos do curso de gastronomia buscam iniciar e abrir o próprio o negócio. Logo, a preparação profissional, a graduação, é um passo importante neste processo, pois prepara o aluno não apenas para agradar ao paladar dos clientes, mas também para gerir os negócios com planejamento e estratégia.  

Assim como o mercado mudou e trouxe novas possibilidades para o chef de cozinha os cursos também devem acompanhar a tendência, bem como, preparar os alunos para os desafios do setor que vai muito além da cozinha e requer conhecimento em outras áreas como administração e gestão. É, por isso, que para aqueles que almejam sucesso na profissão, seja no mercado de trabalho ou empreendendo, o caminho para tornar uma ideia, um projeto em algo de sucesso começa na sala de aula.  

Pedro Gustavo Sponton Campana Inojosa é coordenador do curso de Gastronomia da Universidade Santo Amaro (Unisa). Graduado em Tecnologia em Gastronomia, possui pós-graduação em Administração Hoteleira, mestrado em Bioética e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Pedro também acumula experiência nas áreas de doenças tropicais, saúde internacional, nutrição, turismo, hotelaria, eventos, bioética e gastronomia.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »