AtaNews Publicidade 728x90
10/01/2024 às 12h40min - Atualizada em 10/01/2024 às 16h51min

Polícia de SP: ‘Golpes do amor’ caem 54% na capital paulista em 2023

Criminosos atraem a vítima com um perfil falso e mantêm contato para se aproximar e realizar o golpe

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/policia-de-sp-golpes-do-amor-caem-54-na-capital-paulista-em-2023/

Os chamados “golpes do amor” tiveram queda de 54% na capital paulista em 2023. Os dados são da Divisão Antissequestro (DAS), delegacia especializada ligada ao Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope) que atua em toda a cidade de São Paulo. Em 2022 foram registrados 115 casos na unidade. Já em 2023, as notificações caíram para 53. Além disso, no ano passado, foram esclarecidas 47 das ocorrências, 89% do total, levando a 187 presos.

O sequestro por aplicativo de relacionamento é um tipo recente de crime. Os criminosos, por meio de uma plataforma de encontros, atraem a vítima com um perfil falso e mantêm contato com ela por um determinado período, a fim de estabelecer uma relação de confiança. O intuito é marcar um encontro com a pessoa atraída para sequestrá-la e levá-la até um cativeiro, onde suas contas bancárias serão acessadas.

A queda de casos é resultado de uma série de ações realizadas pela unidade, que em 2023 passou por uma mudança administrativa, o que permitiu que as três delegacias da divisão passassem a atuar nesse tipo de crime.

“Com essa mudança, conseguimos ter mais tempo para nos dedicar às investigações, o que refletiu nas prisões de lideranças destes grupos”, relata Eduardo Bernardo, delegado titular da 1º delegacia da DAS. Antes, a 1º e a 2º delegacia atendiam apenas casos de extorsão e sequestro relâmpago.

Outra medida importante foi a mudança de foco nas investigações, que passaram a mirar os líderes dessas quadrilhas especializadas no “golpe do amor”. Além disso, a polícia passou a ter uma ação mais incisiva sobre os chamados “conteiros”, pessoas que emprestam as contas para que criminosos transfiram os valores retirados das vítimas.

“Nós já tínhamos mapeado algumas regiões problemáticas e depois passamos a focar nas lideranças, pessoas que eram ligadas diretamente aos sequestros. Com isso, a qualidade das prisões aumentou e passamos a desarticular esses grupos”, detalha Bernardo, que também destacou o trabalho preventivo da polícia para alertar a população sobre esse novo golpe. “Nós divulgamos muito as dicas para evitar que mais pessoas fossem vítimas”, completa.

A aproximação da polícia com os bancos e com as empresas de aplicativo de relacionamento também foi fundamental para dar mais agilidade nas apurações. “Conseguimos nos aproximar de forma gradativa desses aplicativos que ficam no exterior. Antes, não havia um meio para que pudéssemos entrar em contato com eles.” Com essa conexão direta, foi possível realizar prisões estratégicas de pessoas que tinham a função de “iscas”, ou seja, de atraírem as vítimas.

“Todas essas medidas foram fundamentais para garantir a queda. A gente trabalha dia e noite para garantir que aqui em São Paulo os sequestradores não fiquem impunes”, declara o delegado.

Dicas de segurança para não cair em golpes

Para que as pessoas que usam os aplicativos de relacionamento não caiam em golpes é importante se atentar a algumas dicas:

  • Sempre fazer uma chamada de vídeo com a pessoa para se certificar de que ela é a mesma que aparece no perfil;
  • Não passar dados pessoais durante as conversas nesses aplicativos como local onde mora e  trabalha e informações sobre a situação financeira;
  • Pesquisar as pessoas com as quais mantém contato nas redes sociais e desconfiar de perfis criados há pouco tempo ou com pouca informação;
  • Realizar o encontro em um local público. É importante frisar que se durante as conversações para o encontro houver mudança do local público para outro lugar não é recomendado ir porque pode ser um artifício para atrair a vítima para o sequestro.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Polícia de SP: ‘Golpes do amor’ caem 54% na capital paulista em 2023 apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »