AtaNews Publicidade 728x90
09/01/2024 às 17h33min - Atualizada em 10/01/2024 às 08h47min

Últimos dias para se inscrever em capacitação gratuita

Curso do PROA tem duas mil vagas no RS. Após o curso, jovens serão encaminhados para vagas para oportunidades de emprego. As inscrições estão disponíveis no site proa.org.br.

Tatiana Casser Csordas
proa.org.br
Hayza Ramos
O PROA transforma vidas. A capacitação on-line e gratuita do Instituto PROA já ajudou mais de 600 jovens gaúchos a encaminharem sua vida profissional e a se prepararem para o primeiro emprego. A próxima turma tem 2 mil vagas voltadas para jovens de 17 a 22 anos, que já tenham concluído ou estejam cursando o ensino médio em escolas públicas. O curso está com inscrições abertas até o dia 18 de janeiro no site: proa.org.br. As aulas começam no dia 29 de janeiro.
Entre os jovens gaúchos que passaram por essa formação gratuita e tiveram suas vidas transformadas está Isadora Guimarães Peres, de 21 anos. Moradora do bairro Bom Jesus, de Porto Alegre, ela viu no PROA uma oportunidade de ser mudar seu destino. “Onde resido, fazer uma graduação e ter acesso à educação não é realidade de todos. Na parte materna, sou a primeira a conquistar o sonho da graduação”, revela.
Aluna da primeira turma do PROA no Estado, em 2022, Isadora conta que o curso surgiu em um período de dificuldades. “Era ainda o final da pandemia e eu me vi sem um ensino médico descente, sem trabalho, com a família perdendo o emprego. Foi um período difícil. Parecia que eu jamais iria me desenvolver”, recorda.  Ela lembra que encontrou o PROA pelo Instagram e que se inscreveu, embora muitos familiares achassem que poderia ser um golpe, um curso gratuito com encaminhamento para o emprego. “Mesmo assim, eu vi que era uma grande oportunidade. Conclui o ensino médio, fiz as tutorias e as trilhas obrigatórias. Sem dúvida, minha vida mudou. O PROA me deu novas perspectivas, uma injeção de ânimo na minha vida, e principalmente na minha carreira”, reconhece. Atualmente, Isadora é aprendiz do time de operações da Realize CGI, uma das empresas do Grupo Renner. Também está no quarto semestre do curso de Direito da Uniritter. “O PROA mudou minha vida e pode mudar a vida de muitos jovens”, ressalta.
Empresas e Parceiros
No Rio Grande do Sul, o Instituto PROA conta com a parceria da Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional e da Secretaria Estadual da Educação (SEDUC). Também são apoiadores da iniciativa o Instituto Cyrela e a Fundação Casas Bahia, que, além de viabilizar a realização do curso no Estado, oferecem vagas de emprego aos formados. Outros parceiros, como Coca-Cola FEMSA, Sabemi, Adtail, GetNet, Sodexo, Auxiliadora Predial e Loggi já garantiram oportunidades de trabalho para os jovens gaúchos.

A capacitação
Durante a formação de três meses em 100h, os estudantes aprovados no PROA realizam a formação essencial gratuita que inclui aulas de Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Após essa primeira etapa, eles podem optar por sete trilhas com capacitações mais específicas nas áreas de Administração e Logística (elaboradas em parceria com a Procter & Gamble), Análise de Dados (com o iFood), Promoção de Marcas (com a BRF), UX Design (com a Accenture) e Varejo (com a Fundação Casas Bahia). Este ano foi incluída ainda a formação em Educação Financeira, desenvolvida em parceria com a Bloomberg e a Dahlia Capital.
Mais de 36 mil jovens beneficiados no Brasil
O Instituto completou 16 anos de atividades em 2023 e já impactou mais de 36 mil jovens no Brasil. Além do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro disponibilizam cursos da Plataforma PROA. Em 2023, o PROA também chegou ao Paraná, alcançando toda a Região Sul do País, e a Minas Gerais. Para o primeiro ciclo de 2024, os estados de Goiás e do Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal receberão a Plataforma PROA.
O Instituto PROA foi fundado por um grupo de empresários que compartilham o sonho de impulsionar jovens com poucas oportunidades a serem protagonistas de suas carreiras. Nasceu em São Paulo e já está presente no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, além do Rio Grande do Sul.

O PROA oferece formações gratuitas para maximizar a chance desse público construir um futuro melhor em todo o país e tem o desejo de concretizar o seu objetivo de capacitar mais de 300 mil jovens nos próximos anos.
Vagas para empregadores
Empresas interessadas em participar da iniciativa podem se inscrever gratuitamente pelo link https://www.proa.org.br/quero-empregar/, enviando as oportunidades disponíveis ou entrando em contato com a gerente do time de Empregabilidade, Regiane Tofanello Costa, pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (11) 98741-1790.
Requisitos: 
- Ter entre 17 e 22 anos;
- Morar no estado do Rio Grande do Sul;
- Estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública.
Vagas para o todo o estado do Rio Grande do Sul: 2 mil

Serviço – Plataforma PROA
Processo seletivo até 18 de janeiro de 2024.
Início das aulas: 29
de janeiro de 2024.
Inscrições no site: https://www.proa.org.br/plataforma-proa/


Contato para imprensa – Instituto PROA RS
Tatiana Csordas
(51) 98111-8734
[email protected]

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »