AtaNews Publicidade 728x90
09/01/2024 às 10h56min - Atualizada em 10/01/2024 às 07h16min

“Para evitar problemas em condomínios, síndicos devem se atentar a algumas regras”, explica advogado

Dicas podem ajudar síndicos de todo o Brasil

David Roberto Florim
Freepik
Após as festas de fim de ano, a população brasileira volta a se preocupar com o dia-a-dia. Neste período de festividades, muitos aproveitaram o tempo livre para criar metas e definir planos de ação para 2024.
No universo condominial, onde parte significativa da população vive, para manter a ordem é necessário que o síndico siga algumas regras, de modo a manter a normalidade e harmonia entre todos.
Segundo o advogado condominial Luiz Fernando Maldonado, para que o síndico tenha maior qualidade de vida e evite dissabores, é necessário que seja marcada logo no primeiro trimestre, assembleias com duas pautas obrigatórias.
- “É fundamental que seja realizada assembleias ordinárias que trate da prestação de contas de 2023 e a previsão orçamentária de 2024”, explicou o advogado.
O advogado, que já acompanhou centenas de assembleias, sempre assessorando síndicos sobre a melhor maneira de seguir, explica que, neste período é imprescindível que o mesmo apure a parte financeira do condomínio, se está defasada ou se há sobra de caixa, para que o mesmo já veja se é preciso ou não realizar algum tipo de reajuste.
- “Ele próprio vai depender de algumas informações externas, como se houve reajuste na energia elétrica ou da fornecedora de água, assim ele já prepara a planilha com a prestação de contas e a previsão orçamentária para apresentar aos moradores”, reforçou o advogado Luiz Fernando Maldonado.
Além da parte administrativa, a parte operacional também demanda atenção, como os cuidados com a estrutura do condomínio.
- “Nós sabemos que um condomínio sem os devidos cuidados de manutenção faz com que haja desvalorização dos imóveis. Portanto, essa é outra preocupação que os moradores geralmente têm e que costuma incidir em cobranças sobre o síndico. Por isso, o ideal é contratar quem for necessário e manter as áreas comuns em ordem”, finalizou o advogado condominial, Luiz Fernando Maldonado.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »