AtaNews Publicidade 728x90
09/01/2024 às 09h22min - Atualizada em 09/01/2024 às 12h06min

Espetáculo “Expedição Atlântico” e oficina de circo infantil são destaques da semana

O estado de São Paulo oferece diversas oficinas, espetáculos e cursos culturais durante as férias

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/espetaculo-expedicao-atlantico-e-oficina-de-circo-infantil-sao-destaques-da-semana/

Quem quiser aproveitar um passeio gratuito com as crianças sobre meio ambiente tem a opção da Biblioteca de São Paulo, com o espetáculo teatral “Expedição Atlântico” dois criativos catadores de lixo transformam sacolas plásticas em poesia visual, criando imagens, divertidas criaturas e incríveis cenários para onde são capazes de viajar, e onde viverão as aventuras e brincadeiras com muita música.

Além desta opção de passeio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, há outras dicas como: Inscrição para oficina de circo para as crianças  na Oficina Cultural Alfredo Volpi; Campeonato de embaixadinha, oficinas, jogos no Museu do Futebol; Contação de histórias, Esquenta Carnaval, Sonorização de Filmes, Oficina de Férias sobre Drones e Mágica Sustentável nas Fábricas de Cultura; Oficina infantil de experiências musicais para bebês organizada pelo  Museu Casa Mário de Andrade que será feita no Museu Casa das Rosas, entre outros.

Confira mais detalhes abaixo:

Espetáculo Expedição Atlântico
A Biblioteca de São Paulo, no Parque da Juventude, apresenta no dia 13, às 16h, o espetáculo “Expedição Atlântico”, com a Cia. Truks. Na história, dois catadores de lixo muito especiais são capazes de construir um mundo fantástico de diversão, bom humor e muitos sonhos com materiais como sacolas e lonas plásticas.

Na medida em que recolhem o lixo da grande cidade, os catadores o transformam em uma verdadeira poesia visual. Criando belíssimas imagens, divertidas criaturas e incríveis cenários para onde são capazes de “viajar”, e onde viverão as suas pequenas aventuras e brincadeiras. O espetáculo fala sobre o combate à marginalização do ser humano e a importante questão do lixo de forma leve, bem-humorada e com muita poesia. É só chegar e entrar, não precisa de inscrição.

Gratuito, 13 de janeiro, das 16h às 17h, mais informações BSP

Inscrição para oficina de circo para as crianças 
Em Itaquera, a Oficina Cultural Alfredo Volpi convida o público a aproveitar o período de férias para aprender novas linguagens artísticas. A partir do dia 20, ocorre a Oficina de Circo para Crianças de 7 a 12 anos, que mostrará os princípios básicos da acrobacia, tais como: figuras, pirâmides, portagem e duo acrobático, utilizando a metodologia do circo social como ferramenta de descoberta coletiva. A Oficina será realizada todos os sábados até o dia 24 de fevereiro, das 10h às 13h. As inscrições devem ser feitas até o dia 18 (aqui) e os participantes serão selecionados pela ordem de inscrição.

Gratuito, Oficina Cultural Alfredo Volpi

Diversão em família
No Museu do Futebol, as atividades oferecidas na Praça Charles Miller integram a programação Férias no Museu e incluem campeonato de embaixadinha, oficinas, jogos e muitas brincadeiras relacionadas ao futebol. O ex-jogador do Palmeiras, Wendel, e Letícia Silva, a fera da altinha, confirmaram presença na programação. A exposição temporária Futebol de Brinquedo continua em cartaz com entrada gratuita.

A programação Férias no Museu acontece de terça a domingo, das 10h às 17h, até o dia 31, na Praça Charles Miller, em frente ao Museu do Futebol. Durante todo o período, o público pode utilizar gratuitamente os jogos e equipamentos disponibilizados na área externa do museu.

Além disso, todos os dias também haverá atividades especiais com hora marcada, como futsinuca inflável, oficina de confecção de pipas, desafio de Chute ao Gol, jogo Passa ou Repassa do Futebol, confecção de brinquedos manuais e muito mais. Gratuito todos os dias neste período de férias.
Programação e mais detalhes no site Museu do Futebol

Contação de histórias, Esquenta Carnaval, Sonorização de Filmes e muito mais
As Fábricas de Cultura estão repletas de atividades, sempre gratuitas. A Cia. Conto no Pé da Árvore vai até a Fábrica de Cultura Jaçanã neste próximo sábado (13), às 14h, para apresentar a contação de histórias “Tio Barata é um barato”.

A apresentação brinca com o ritmo do samba-rock em uma história de humor, dança e brincadeiras. No domingo  (14), das 10h às 17h, a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha recebe o Esquenta Carnaval dos Blocos Jah É e Urubó é Aki Ó, tradicionais da região norte.

Na Fábrica de Cultura Brasilândia, a diversão começa com a “Oficina de Férias: Sonorização de Filmes”, onde o público aprenderá a inserir sons em trechos de longas-metragens. A atividade acontece no dia 16, terça-feira, às 14h. Outra opção é a “Oficina de Férias: Imersão na Realidade Virtual”, na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, no dia 18, às 14h. Neste encontro, os participantes experimentarão a tecnologia e a sensação do metaverso com os Óculos Quest 2.

Já na Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes acontece a “Oficina de Férias – Drones Tello DJI” nesta quarta-feira (10), às 15h30. A  transmissão ao vivo será feita pelo Instagram buscando conhecer as diversas possibilidades oferecidas pelo drone, como voos, pilotagem acrobática e suas técnicas bem como conceitos básicos desta pequena aeronave.

Na “Oficina de Férias: Mágica Sustentável”, o Palhaço Mi ensinará truques de mágica com materiais encontrados facilmente na nossa casa. O encontro acontece pelo Instagram e contará com mistérios e segredos. Para participar da oficina, separe itens recicláveis como garrafa pet, papel, barbante e tesoura sem ponta. O evento acontece no dia 9, às 16h.

Mais informações Fábricas de Cultura

Oficina infantil de experiências musicais para bebês
O Museu Casa Mário de Andrade está passando por um restauro, mas a equipe do Núcleo de Ação Educativa continua ativa ocupando o Museu Casa das Rosas, na Avenida Paulista, levando diversas atividades. E nas férias não será diferente: no dia 13, sábado, às 10h30, acontece a oficina infantil de Experiências Musicais para Bebês. Nesta atividade, crianças de até 3 anos, juntamente com seus responsáveis, irão desfrutar de uma experiência musical guiados por educadores musicistas. As inscrições ficam abertas até o dia 12.

Gratuita, serão disponibilizadas 15 vagas para participação presencial, mais informações 

Oficina “Cartazes aterrorizantes” e curso “Uma breve história da monstruosidade”
Crianças e famílias têm um encontro marcado com o suspense e a diversão durante as férias de janeiro no MIS – Museu da Imagem e do Som. A equipe do Educativo do Museu convida para a oficina “Cartazes aterrorizantes”, que acontece todas as terças-feiras do mês de janeiro, com entrada gratuita.

Os cartazes de cinema cumprem uma função importante na divulgação dos filmes, atuando para chamar a atenção das pessoas e instigando a curiosidade sobre determinado título. Alguns cartazes de filmes de terror são bastante icônicos; por exemplo, os olhos suplicantes no cartaz de A bruxa de Blair, a cena do nado em Tubarão e o palhaço Pennywise aparecendo no cartaz de It permeiam o imaginário do público em todo o mundo. A partir desses e outros exemplos de produções clássicas do cinema de terror, os participantes criarão seus próprios cartazes por meio de colagens, com materiais fornecidos pela equipe do Educativo MIS.

E ainda no MIS, terá o curso presencial “Uma breve história da monstruosidade”. Os monstros sempre povoaram o imaginário de inúmeras sociedades e povos. Mas, de onde eles surgem e por que nos assombram até hoje? Em seis encontros, o curso mergulhará nas narrativas monstruosas mais famosas do mundo, nas formas como foram adaptadas até hoje e nos temas universais que elas contemplam. De Drácula a Monstros S/A, por que amamos essas criaturas tão estranhas? As aulas serão nos dias 29 e 31 de janeiro, e nos dias 2, 5, 7 e 9 de fevereiro, segundas, quartas e sextas, das 19h às 21h. O valor é de R$ 200. Mais informações no site.

Férias gratuitas: Educativo MIS realiza oficina “Cartazes aterrorizantes” no mês de janeiro, mais informaçõesCurso Uma breve história da monstruosidade, mais detalhes no link

Visita monitorada gratuita na Sala São Paulo

A visita monitorada na Sala São Paulo, importante espaço de concertos da cidade, em Campos Elíseos, levará você para conhecer a história do edifício que abrigou a antiga estação da Estrada de Ferro Sorocabana, no período áureo do café, e hoje é a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Durante as visitas, os educadores abordam sua importância como patrimônio histórico e marco da cidade; o processo de restauro e revitalização pelo qual passou no final da década de 1990; e o projeto de construção da Sala São Paulo, sua acústica, estrutura e detalhes sobre o funcionamento da sala de concertos. As visitas aos sábados, domingos e feriados são gratuitas. E de segunda a sexta, o preço do ingresso é de R$ 5 por pessoa.

A Sala São Paulo é a casa da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e, além da temporada anual da Orquestra e seus grupos, recebe ainda concertos e eventos de diversas outras instituições. Para que o público possa conhecer todos os detalhes do prédio e da sala de concertos, a Visita Monitorada à Sala São Paulo acontece nos intervalos dessas atividades. Para não perder a viagem, agende e confirme a visita antecipadamente.

A visita pode ser feita também em inglês, espanhol ou francês (necessário agendar com, no mínimo, 5 dias de antecedência). A Sala São Paulo também oferece Visitas Monitoradas com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Consulte a agenda e inscreva-se através do e-mail [email protected]

Se você for de metrô ou trem, pode descer na estação do metrô ou trem da Luz e lá tem a nova passagem que vai por dentro e liga o Complexo Cultural Júlio Prestes (onde fica a Sala São Paulo) à estação da Luz. De carro, tem estacionamento e a entrada é pela Rua Mauá, 51. Se for de aplicativo de transporte, pode colocar o endereço: Rua Mauá, 51, onde tem uma área de embarque e desembarque no estacionamento da Sala, sem passar pela cancela.

De segunda a sexta, às 9h, 13h e 16h30; sábado, às 13h30; domingo (em dias de concerto matinal) às 13h; feriados sob consulta; visita com audiodescrição sob consulta, mais informações no site

Inscrições abertas para oficina de criação de esculturas e reciclagem de argila 

Na Oficina Cultural Alfredo Volpi, em Itaquera, acontecerá a “Oficina de Criação de Esculturas e Reciclagem de Argila” que ensinará a como reutilizar o material para fazer novas obras. Os encontros serão todas as sextas-feiras, de 19/01 a 23/02, das 14h às 17h. As inscrições vão do dia 2 a 17 de janeiro (aqui). As crianças devem estar acompanhadas dos responsáveis. A “Oficina Vamos Jogar Teatro!?”, com aulas às terças-feiras, de 23/01 a 05/03, das 19h às 21h30, introduz os participantes à vivência nas artes cênicas por meio de jogos e pelo olhar sobre o entorno da região em que vivem. Maiores de 16 anos podem se inscrever entre os dias 8 e 20 de janeiro. Os materiais são disponibilizados durante todas as formações.

Gratuito, mais informações em Oficinas Culturais

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Espetáculo “Expedição Atlântico” e oficina de circo infantil são destaques da semana apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »