AtaNews Publicidade 728x90
08/01/2024 às 16h07min - Atualizada em 08/01/2024 às 16h07min

Guarda Municipal divulga balanço do trabalho de orientação de soltura pipas

Assessoria de Imprensa da PMA
Divulgação/PMA
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Araçatuba intensificou o patrulhamento preventivo em locais de soltura de pipas durante todo o ano de 2023. A ação teve como principal objetivo coibir a utilização do perigoso cerol, material capaz de causar acidentes graves, como cortes profundos e até mesmo cegueira.

Os agentes concentraram seus esforços nos locais mais frequentados pelos adeptos do hobby, evidenciando um compromisso sério com a segurança da população. O antigo aeroporto ao lado do Country foi visitado 65 vezes, seguido pelas proximidades da Rodovia Elieser Montenegro Magalhães, no Bairro Concórdia, com 54 intervenções. A ação preventiva estendeu-se ainda aos arredores do Delta, com 42 visitas, e ao Bairro Centenário, que recebeu a atenção dos agentes em 45 ocasiões.

Além desses pontos de maior incidência, outras áreas, embora com menor frequência, também foram alvos de ações de patrulhamentos. Entre elas destacam-se Chácaras Aguiar, EMEB Neyde Simão da Mata, Avenida Dois de Dezembro, Atlântico e Etemp.

No período, foram confeccionados 45 Boletins de Atendimento (BAs), que resultaram na apreensão de 450 carretilhas com linha cortante chilena e 870 pipas. A presença dos agentes impactou diretamente a segurança, tendo em vista que aproximadamente 1.850 pessoas foram contabilizadas nos locais patrulhados ao longo do ano.

As operações "Pipa" não foi um esforço solitário da GCM. Em colaboração com a Polícia Militar, essas ações conjuntas ocorreram em 56 ocasiões, sempre das 15h às 19h, horário em que o uso de cerol é mais comum. 

O Decreto nº 12274, de 16 de maio de 2006, regulamenta a Lei Municipal nº 6726, de 28 de março de 2006, que proíbe a comercialização e a utilização de cerol ou qualquer produto semelhante para linhas de papagaios ou pipas. A legislação prevê multas de R$ 300,00 por cada venda ou utilização do cerol, dobrando em casos de reincidência.

Comparativamente a 2022, os resultados são expressivos, indicando uma redução geral de 70% da aplicação de autuações. Esta redução é um indicativo positivo do impacto das ações preventivas da GCM e ressalta a importância de conscientizar a população sobre os riscos associados ao uso do cerol, promovendo a segurança e a tranquilidade de todos.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »