AtaNews Publicidade 728x90
07/01/2024 às 07h26min - Atualizada em 07/01/2024 às 07h26min

Descarte irregular de tinta deixa cor da água azul ‘canetinha’ em córrego no interior de SP

O descarte irregular de tinta deixou a cor da água de um córrego em Salto (SP) completamente azul. O fato ocorreu na manhã desta sexta-feira (5), no bairro Marília.

G1
Reprodução
Imagens registradas pelo vereador Gideon Tavares, responsável por fazer a denúncia nas redes sociais, mostram vários pontos do córrego Santa Cruz completamente azulado, num tom parecido com a de canetinhas coloridas infantis.

Uma força-tarefa com agentes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), da Secretaria de Segurança Pública, da Guarda Municipal e da Polícia Ambiental foi criada para identificar o caso e evitar novas contaminações.

Galões foram localizados às margens do córrego, incluindo de outras cores, como vermelho e amarelo. Um drone foi usado na operação, conforme o secretário de Meio Ambiente de Salto, Flavio Garcia.

Ainda conforme o secretário, foi constatado que a origem do descarte era de um comércio. O responsável pela empresa alegou que o material foi doado para um catador, que teria feito o descarte irregular.

“Se a empresa tivesse uma preocupação maior com a destinação dessas tintas, se tivesse direcionado para o lugar correto para que esse resíduo fosse corretamente descartado, certamente não ia terminar dentro do córrego, causando esse dano ambiental tão lamentável”, disse o secretário.

Garcia citou que a cidade tem 11 ecopontos, onde material do tipo pode ser descartado. Ele também disse que o córrego não faz parte do sistema de captação de agua da cidade.

A Cetesb foi questionada sobre o caso, em especial se houve multa e se a empresa é reincidente, mas não respondeu até a última atualização desta reportagem.

A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »